Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pró-Reitoria de Ensino prorroga prazo de inscrições de cursos de capacitação para servidores
Capacitação

Interessados podem se inscrever até 4 de março. São disponibilizadas 150 vagas para cada um dos cursos

• Escrito por Paulo Cunha | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 15h11
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 15h11

Foi prorrogado até o dia 4 de março as inscrições para os servidores interessados em participar dos cursos de capacitação promovidos pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A iniciativa, liderada pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei), visa fortalecer a educação inclusiva e abordar temas cruciais para um ambiente acadêmico mais diversificado e igualitário.

Curso de “Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado”: A Quinta Edição e o compromisso com a Educação Inclusiva

A partir de março, o Depei oferecerá o reconhecido curso "Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado", agora em sua 5ª edição. Com uma carga horária de 280 horas, são ofertadas 150 vagas, distribuídas entre reitora e os 14 câmpus do IFSul. O curso, ministrado na plataforma Moodle, tem como objetivo capacitar professores e técnicos administrativos do IFSul na área de Educação Inclusiva, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para atender alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A iniciativa também visa aprimorar a prática pedagógica, fornecendo estratégias para a inclusão e promovendo a autonomia e segurança dos estudantes.

Faça aqui sua inscrição

Curso de Prevenção e Enfrentamento à Assédios e Violências na Escola (CPAVE): Uma abordagem inovadora

A 1ª edição do curso C-PAVE, com 180 horas de duração, são ofertadas 150 vagas, entre reitoria e os câmpus do IFSul, apresenta-se como uma resposta proativa às questões de assédio e violência no ambiente escolar. Além de capacitar os servidores, o curso abre suas portas para estudantes maiores de 18 anos que cursam licenciaturas no IFSul, visando à formação qualificada dos futuros professores. Abordando temas sensíveis como assédio sexual, violência no cotidiano escolar, racismo e xenofobia, o C-PAVE busca promover ambientes educacionais mais seguros e inclusivos.

Faça aqui sua inscrição

Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER): Desconstruindo estereótipos

Em sua 1ª edição, o curso ERER propõe uma abordagem aprofundada sobre questões raciais presentes na sociedade. Com uma carga horária de 190 horas e com 150 vagas disponibilizadas entre reitoria e os câmpus do Instituto, o curso explora temas como racismo institucional, estrutural e recreativo, além de abordar a importância das políticas de ações afirmativas. O objetivo é fornecer uma formação ética, promovendo a diversidade étnica e cultural no ambiente acadêmico e na sociedade como um todo.

A Educação a Distância como Aliada: Uma Resposta ao Avanço Tecnológico

Os cursos, ministrados na modalidade de Educação a Distância (EAD), representam uma resposta eficaz ao avanço tecnológico, atendendo à crescente demanda por formação continuada. Com o suporte de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), o IFSul busca qualificar seus servidores, considerando a instituição como plural e multicampi.

Esses cursos não apenas abordam temas essenciais para um ambiente educacional mais inclusivo e seguro, mas também refletem o compromisso do IFSul em construir uma cultura que valorize todas as pessoas. A oferta de subsídios aos profissionais da educação destaca o papel das instituições de ensino na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Confira a matriz curricular dos cursos clicando aqui

Assunto(s): curso capacitação