Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul recebe conceito institucional 4 em avaliação do MEC

IFSul recebe conceito institucional 4 em avaliação do MEC

Um conceito importante para fins de recredenciamento dos cursos superiores oferecidos pelo instituto

• Publicado: Quinta, 17 de Março de 2016, 16h01
  • Última atualização em Segunda, 21 de Março de 2016, 13h27

Mais uma ótima notícia! Foi publicado, nesta quinta-feira (17), o resultado do conceito institucional do IFSul dado pelo MEC. O conceito 4 (a nota máxima é 5) garante a manutenção da autonomia que o instituto possui para trabalhar com a oferta de cursos de ensino superior.

Entre os dias 9 e 11 de março, o instituto se submeteu a uma detalhada avaliação por parte da Comissão Externa de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que analisou informações institucionais in loco. Os instrumentos de avaliação foram organizados em cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física.

Para o reitor Marcelo Bender, essa avaliação externa é de grande valor porque chancela a qualidade do instituto, reconhecendo o nível do trabalho desenvolvido pela instituição.

“No meio de um cenário recessivo, com poucos recursos e investimentos, estamos conseguindo manter a qualidade da instituição que tanto gostamos e que é um referencial social em todo Rio Grande do Sul”

Marcelo Bender

“Trabalhamos muito para alcançar o conceito 4. Uma nota importante, porque entramos em uma nova etapa dos institutos federais, de consolidação. Sete anos passados, desde a constituição dos IFs, passamos a ser mais cobrados. A nossa meta é nos mantermos no nível com qualidade", observa.

Bender atribui esse bom resultado a todos que atuam na instituição, por conseguirem manter a qualidade, mesmo em um momento no qual o assunto principal é a crise.

“As pessoas que fazem o instituto estão de parabéns! No meio de um cenário recessivo, com poucos recursos e investimentos, estamos conseguindo manter a qualidade da instituição que tanto gostamos e que é um referencial social em todo Rio Grande do Sul.”

O reitor disse isso, recordando que, recentemente, foi anunciada uma pesquisa na qual o IFSul é apontado como a quarta instituição mais lembrada e preferida por lideranças e empresários gaúchos, quando o assunto é ensino técnico. Outra notícia que alegrou a todos.