Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Últimos dias para inscrição no curso de Prevenção e Enfrentamento a Assédios e Violências na Escola
CEPAV

Curso é voltado a servidoras/es e estudantes, maiores de 18 anos, matriculados nos cursos de graduação do IFSul; a previsão de início é para abril de 2024

• Escrito por Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 09h50
  • Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 10h14

Após prorrogação, prazo de inscrição para o Curso de Prevenção e Enfrentamento a Assédios e Violências na Escola (CPAVE), promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), se encerra na próxima sexta-feira (22). O curso é destinado a servidoras/es e estudantes matriculados nos cursos de graduação do IFSul, desde que maiores de 18 anos.

>> Faça sua inscrição através do formulário

A iniciativa é liderada pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei/PROEN) em parceria com a PROGEP e tem previsão de início para abril de 2024. O curso, ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD), busca atender à crescente demanda por formação continuada. Com o suporte de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), o IFSul busca qualificar seus servidores e estudantes, considerando a instituição como plural e multicampi.

Em sua primeira edição, o CPAVE está organizado com 180 horas de duração e apresenta-se como uma resposta proativa às questões de assédio e violência no ambiente escolar. Além de capacitar as/os servidoras/es, o curso abre suas portas para estudantes maiores de 18 anos matriculados nos cursos de graduação do IFSul, visando à formação qualificada dos futuros profissionais.

Abordando temas sensíveis como assédio sexual, violência no cotidiano escolar e questões étnico-raciais, o CPAVE busca promover ambientes educacionais mais seguros e inclusivos.

>> Confira abaixo as disciplinas e carga horária do curso:

Educação em Direitos Humanos - 20h/aula

Assédio sexual e moral no ambiente de trabalho - 20h/aula

Violência no cotidiano escolar, Bullying e Cyberbullying - 20h/aula

As formas de violência contra crianças e adolescentes e a rede de proteção - 20h/aula

Violência estrutural: gênero e diversidade - 20h/aula

Violência estrutural: questões étnico-raciais - 20h/aula

Violência estrutural: pessoas com deficiência - 20h/aula

As estruturas institucionais de enfrentamento a assédios e violências do IFSul - 20h/aula

Cultura de paz e mediação de conflitos - 20h/aula

Total de Carga Horária: 180h/aula

Mais informações podem ser obtidas através do whatsapp 53 3026-6104 ou pelo e-mail ifsuldepei@gmail.com