Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul realiza live de lançamento do curso de Cuidador Infantil/Auxiliar de Educação Infantil
Curso

Evento ocorre às 19h, do dia 1º de abril, e será transmitido pelo canal CPTE IFSul no yotube

• Escrito por Paulo Cunha | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 14h08
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 17h42

O IFSul realiza nesta segunda-feira, 1º de abril, uma live do lançamento oficial do curso de Cuidador Infantil/ Auxiliar de Educação Infantil na modalidade a distância em parceria com a Rede e-TEC. O evento começa às 19h, e será transmitido pelo canal CPTE IFSul no youtube.

Acesse aqui o canal do CPTE IFSul

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) visa a capacitação de profissionais para atuarem como cuidador infantil/ auxiliar de educação infantil, fazendo parte ativamente do processo educativo, adaptando ações pedagógicas a cada faixa etária. A prioridade é o zelo pelo cuidado do bem-estar da criança alavancando o processo de ensino-aprendizagem infantil.

Consolidando assim o vínculo entre o educar e o cuidar de forma indissociável, compreendendo as diferentes fases de desenvolvimento infantil, as necessidades essenciais da infância (nutrição, sono, segurança emocional, afeto e atenção, saúde), respeito às diferenças individuais, com inclusão e acessibilidade.

Os cursos serão disponibilizados em 32 polos com o total de 575 estudantes. Dentre as atividades diferenciais previstas durante o Curso estão aulas síncronas e visitas técnicas. O Pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, esclareceu que a iniciativa do curso surgiu em resposta às demandas dos polos por qualificação nas áreas de Educação Infantil e Magistério.

Confira os polos participantes: Agudo; Bagé; Butia; Cacequi; Camargo; Canguçu; Capão do Leao; Caraá; Cerro Largo; Constantina; Encruzilhada do Sul; Faxinal do Soturno; Gramado; Herval; Itaqui; Marau; Mostardas; Panambi; Picada Café; Piratini; Restinga Seca; Sant´Ana do Livramento; São Francisco de Paula; São João do Polêsine; São José do Norte; São Lourenço do Sul; São Sepé; Sarandi; Seberi; Serafina Corrêa; Três de Maio; Três Passos.

Para a formação de "Cuidador Infantil" será disponibilizada os seguintes componentes curriculares: Ambientação; Introdução à Educação Infantil; Atuação Profissional; Rotinas Diárias; Zelo pelo Direito da Criança, equivalendo à carga horária de 160h.

Para a formação de “Auxiliar de Educação Infantil” os seguintes componentes curriculares: Ambientação; Introdução à Educação Infantil; Atuação Profissional; Rotinas Diárias; Zelo pelo Direito da Criança; Prevenção e Atenção à Saúde Escolar; Inclusão e acessibilidade e visita técnica Supervisionada. Equivalendo à carga horária de 300h.