CaVG apresenta vinhos comemorativos produzidos em projeto didático
Os vinhos celebram o centenário do câmpus e os 15 anos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia (CSTVE)
Nesta segunda-feira, 17 de junho, o Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) apresenta oficialmente à comunidade interna os resultados do projeto didático “Um brinde ao CaVG: elaboração do vinho comemorativo aos 100 anos do Câmpus Pelotas – Visconde da Graça (1923-2023)”. A proposta, coordenada pela professora Andréia Orsato, durante sua gestão como coordenadora do curso superior de tecnologia em viticultura e enologia (CSTVE), surgiu a partir de uma demanda da Direção-Geral do câmpus, em 2023, no contexto das comemorações do centenário da instituição.
Com foco formativo, o projeto envolveu docentes, técnicos administrativos e estudantes do CSTVE em um trabalho coletivo que uniu teoria, prática e celebração institucional. Ao longo de quase dois anos, os participantes acompanharam todas as etapas da produção dos vinhos, desde a vinificação até o processo de maturação, respeitando o tempo necessário para alcançar equilíbrio, estrutura e qualidade, especialmente no caso do vinho de guarda.
Como resultado desse processo, foi criada a Série Vivências, composta por dois rótulos varietais da uva merlot, oriunda da Campanha Gaúcha. O vinho Histórico foi elaborado como um vinho mais robusto, em homenagem ao centenário do câmpus, enquanto o vinho Laços se caracteriza como um vinho jovem e aromático, em celebração aos 15 anos do curso superior de tecnologia em viticultura e enologia.
A identidade visual dos rótulos foi construída de forma colaborativa com os estudantes da disciplina Planejamento Estratégico, ofertada em 2023/1, sob a orientação da professora Thilara Lopes Schwanke Xavier. Já a finalização e o engarrafamento dos vinhos foram realizados pelos estudantes da disciplina Enologia IV, com supervisão do professor Lucas Dal Magro, atual coordenador do curso.
Por se tratar de uma produção didática, os vinhos não serão comercializados. Eles estarão disponíveis para fins acadêmicos, podendo ser utilizados em eventos institucionais da Direção-Geral e em atividades formativas do CSTVE. Mais do que marcar datas comemorativas, o projeto representa o compromisso do câmpus com uma formação de excelência, integrando saber técnico, experiência prática e valorização da memória institucional.
Redes Sociais