Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul integra pesquisa para construção do planejamento estratégico do Conif

IFSul integra pesquisa para construção do planejamento estratégico do Conif

Entrevistas, que tiveram início na Reitoria do instituto, serão aplicadas em todas as instituições da Rede Federal

• Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 19h29
  • Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2016, 12h09

Tiveram início, na Reitoria do IFSul, as pesquisas que culminarão na construção do planejamento estratégico do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) até 2020. A reunião, ocorrida nesta quarta-feira (18), contou com a participação dos representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas. As entrevistas serão realizadas em todas as instituições integrantes da Rede Federal.

A iniciativa de construir um planejamento a longo prazo para o Conif nasceu no início do ano, quando a Diretoria Executiva do Conselho identificou a necessidade de constatar as principais demandas e gargalos da Rede. “Precisávamos de uma tomada de decisão frente a nossos desafios estratégicos, levando em consideração todas as peculiaridades da Rede Federal”, destaca o reitor do IFSul e também presidente do Conif, Marcelo Bender, que acompanhará as entrevistas realizadas nos institutos da região sul.

Responsável pela construção do planejamento, o consultor Peter Dostler, da School of International Business and Entrepreneurship, argumenta que visitar todas as instituições é vital para conhecer as diferentes realidades regionais. Mesmo no início das pesquisas, o consultor ressalta que o trabalho tem um foco muito claro: “queremos traduzir estratégias em ação e ação em resultados”. Segundo ele, a elaboração de um planejamento estratégico é fundamental para a Rede, especialmente na atual conjuntura do país.

A pesquisa

A aplicação das pesquisas teve início no IFSul e será realizada em todas instituições da Rede Federal durante os meses de maio e junho. Nesta semana, o roteiro contempla institutos da região sul, passando pelo IFRS e IFSC.

Nas instituições, as pesquisas serão realizadas nas Reitorias com a participação de gestores sistêmicos. As entrevistas são realizadas em grupo com a aplicação de dez perguntas sobre a percepção dos participantes sobre o Conif e a visão de futuro para a Rede.