IFSul realiza momento de acolhimento com os servidores em alusão ao Setembro Amarelo
Oficina ‘Ambientes de Trabalho, Acolhimento e Gentileza no IFSul” foi ministrada aos servidores da Reitoria
Em alusão ao mês Setembro Amarelo, o IFSul promoveu, no dia 18 de setembro, na Reitoria, uma oficina intitulada “Ambientes de Trabalho, Acolhimento e Gentileza”. A iniciativa faz parte do projeto “Mural dos Afetos - Palavras que Cuidam" que se estenderá por todo o mês de setembro.
A oficina buscou criar um espaço de escuta, troca e acolhimento entre os participantes, destacando a importância de ambientes de trabalho mais e respeitosos. Durante a atividade, os servidores foram convidados a refletir sobre como o trabalho pode ser tanto um meio de superação e propósito de vida quanto uma fonte de sofrimento e sobrecarga.
Entre os exercícios propostos, os participantes vivenciaram momentos de relaxamento com música e foram convidados a refletir sobre questões simples, mas essenciais: “Como estou?” e “Como me sinto?”, . Houve ainda a prática de escrever mensagens para si mesmos, reforçando a ideia de que “sem saúde não há desempenho, e sem desempenho não há serviço”. Assim, a oficina proporcionou momentos de reflexão e autocuidado, e também reforçou a importância de cultivar ambientes de trabalho pautados na empatia, na escuta e na valorização das pessoas. Iniciativas como essa reafirmam o compromisso institucional com a promoção da saúde mental.
O projeto Mural dos Afetos é realizado pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (NASS) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e acontece também nos câmpus.
Redes Sociais