Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul realiza momento de acolhimento com os servidores em alusão ao Setembro Amarelo 
Início do conteúdo da página
mural dos afetos

IFSul realiza momento de acolhimento com os servidores em alusão ao Setembro Amarelo 

Oficina ‘Ambientes de Trabalho, Acolhimento e Gentileza no IFSul” foi ministrada aos servidores da Reitoria

  • Escrito por Luísa Brito (estagiária), sob supervisão de Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Publicado: Sexta, 19 de Setembro de 2025, 14h10
  • Última atualização em Sexta, 19 de Setembro de 2025, 14h10

Em alusão ao mês Setembro Amarelo, o IFSul promoveu, no dia 18 de setembro, na Reitoria, uma oficina intitulada “Ambientes de Trabalho, Acolhimento e Gentileza”. A iniciativa faz parte do projeto “Mural dos Afetos - Palavras que Cuidam" que se estenderá por todo o mês de setembro.

A oficina buscou criar um espaço de escuta, troca e acolhimento entre os participantes, destacando a importância de ambientes de trabalho mais e respeitosos. Durante a atividade, os servidores foram convidados a refletir sobre como o trabalho pode ser tanto um meio de superação e propósito de vida quanto uma fonte de sofrimento e sobrecarga.

Entre os exercícios propostos, os participantes vivenciaram momentos de relaxamento com música e foram convidados a refletir sobre questões simples, mas essenciais: “Como estou?” e “Como me sinto?”, . Houve ainda a prática de escrever mensagens para si mesmos, reforçando a ideia de que “sem saúde não há desempenho, e sem desempenho não há serviço”. Assim, a oficina proporcionou momentos de reflexão e autocuidado, e também reforçou a importância de cultivar ambientes de trabalho pautados na empatia, na escuta e na valorização das pessoas. Iniciativas como essa reafirmam o compromisso institucional com a promoção da saúde mental.

O projeto Mural dos Afetos é realizado pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor  (NASS) e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e acontece também nos câmpus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página