Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cursos binacionais: IFSul fortalece cooperação com instituições da fronteira entre Brasil e Uruguai
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cursos binacionais: IFSul fortalece cooperação com instituições da fronteira entre Brasil e Uruguai

Encontro de instituições binacionais realizado em Santana do Livramento e Rivera (Uruguai) reuniu representantes do MEC e gestores de câmpus da fronteira

  • Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 01 de Outubro de 2025, 13h00
  • Última atualização em Quarta, 01 de Outubro de 2025, 13h01

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) realizou, nessa terça-feira (30), um encontro entre representantes da Assessoria Internacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC/Setec), da Reitoria do IFSul e gestores de câmpus localizados na fronteira entre Brasil e Uruguai.

A programação incluiu reuniões no câmpus Santana do Livramento do IFSul e, também, em Rivera, no Uruguai: na Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC) e na Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU).

Durante o encontro, foram apresentadas as atividades fronteiriças de cooperação desenvolvidas entre as instituições, além da Red Bioma Pampa, uma rede de cooperação entre instituições de ensino superior do sul do Rio Grande do Sul e do Uruguai, visando à colaboração em áreas acadêmicas, científicas e de desenvolvimento sustentável do Bioma Pampa. Também estiveram em pauta a oferta de cursos binacionais de nível técnico, superior e de pós-graduação, bem como a discussão sobre a dupla diplomação nos cursos de graduação realizados na fronteira.

Segundo a Reitoria do IFSul, a reunião teve como objetivo ratificar a importância da oferta de cursos binacionais entre Brasil e Uruguai e solicitar apoio do MEC/Setec para avançar nas tratativas sobre dupla diplomação. Além disso, buscou ampliar os projetos conjuntos de extensão e inovação nos quatro corredores fronteiriços: Santana do Livramento/Rivera, Jaguarão/Rio Branco, Chuí/Chuy e Bagé/Aceguá/Melo.

Na oportunidade, o reitor do IFSul, Carlos Correa, também articulou novas reuniões com gestores da Dirección General de Educación Técnico-Profesional (DGETP) da UTU, previstas para outubro e novembro deste ano, com o intuito de fortalecer as relações interinstitucionais e expandir os projetos de integração acadêmica na fronteira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página