Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Contronic e pesquisadores do IFSul desenvolvem tecnologias para monitoramento de nervos
Últimas notícias

Tecnologia será utilizada em cirurgias

• Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 15h36
  • Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 15h38

Um convênio entre a Contronic, empresa pelotense com expertise no desenvolvimento de equipamentos médicos, e o Grupo de Eletrônica e Telecomunicações (GET) do curso de engenharia elétrica do IFSul-câmpus Pelotas está viabilizando o desenvolvimento de tecnologias-chave para o monitoramento de nervos durante cirurgias.

O projeto Tecnologias para Monitoramento de Nervos (TMIN), que será concluído no próximo ano, teve início em março de 2015 e é financiado pelo governo federal através da Chamada Pública 17/2014 do Ministério da Educação e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta do câmpus Pelotas está entre as 135 selecionadas em todo o País na linha 1 do edital, cujo foco é a inovação visando à solução de problemas reais do setor produtivo.

“A Contronic é uma empresa pelotense, que trabalha no setor de engenharia biomédica e desenvolve equipamentos para diagnósticos. Eles já conheciam nosso trabalho e tinham algumas ideias de projetos. A partir de tratativas com a empresa, decidimos participar da chamada pública com um tema bem específico, que são as tecnologias para monitoramento intraoperativo de nervo facial”, conta o professor e pesquisador Adão Souza, coordenador do projeto junto ao GET.

O objetivo do grupo de pesquisa é desenvolver as tecnologias e plataformas necessárias para a construção do equipamento eletromédico. A equipe é formada por sete professores e dois alunos de engenharia elétrica. Parte da equipe atua nas dependências da Contronic e a outra, no próprio câmpus. Pela Contronic participam quatro engenheiros especializados em tecnologia média e um administrador de empresas.

Conforme o pesquisador Adão Souza, um dos atrativos do projeto é a possibilidade de desenvolver uma plataforma única, eficiente e portátil, com tecnologias capazes de garantir muito mais segurança e precisão à equipe médica no monitoramento do estado funcional de nervos durante procedimentos cirúrgicos. Destaca ainda que o convênio de cooperação tecnológica tem sido muito positivo para tanto para o IFSul quanto para a empresa, apresentando importantes ganhos para os futuros engenheiros que participam da iniciativa.

“Estamos preparando profissionais de engenharia para atuarem em soluções de problemas reais. Nesse caso específico, trabalhar em contato direto com uma empresa que possui know-how na área de saúde abre o leque de possibilidades para os alunos, incentivando-os a pesquisar e desenvolver novas tecnologias e plataformas até mesmo para outros segmentos”, afirma.

Além da cooperação tecnológica com a Contronic, hoje o GET desenvolve ainda projetos com a Lifemed e está inserido no Arranjo Produtivo Local do Complexo Industrial da Saúde de Pelotas (APL-CIS). O GET reúne pesquisadores que atuam nas áreas de eletrônica, processamento de sinais, instrumentação e controle, proporcionando oportunidade de bolsas, estágios e contatos com atividades de pesquisa para diversos alunos.

Assunto(s): câmpus Pelotas