Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul participa do 4º Encontro das Equipes de Assistência Estudantil da Região Sul
Início do conteúdo da página
Encontro

IFSul participa do 4º Encontro das Equipes de Assistência Estudantil da Região Sul

Evento reuniu profissionais de seis Institutos Federais para troca de experiências, debate sobre a nova PNAES e construção coletiva de estratégias para a permanência estudantil

  • Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2026, 13h49
  • Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2026, 13h52

 O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) participou, nos dias 9 e 10 de setembro, do 4º Encontro das Equipes de Assistência Estudantil da Região Sul, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Porto Alegre. O encontro reuniu equipes de Assistência Estudantil do IFSul, IFRS, IFFar, IFSC, IFC e IFPR e promoveu momentos de integração, diálogo e construção coletiva entre as instituições.

A programação contemplou debates sobre a Lei nº 14.914/2024 e os desafios relacionados à gestão da nova Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), além de espaços para o compartilhamento de práticas, experiências e desafios vivenciados pelas equipes. Também foram discutidas estratégias de mediação de situações de violência no ambiente escolar e formas de fortalecer o trabalho multiprofissional em favor da permanência estudantil.

No segundo dia do evento, a atividade “Cartografias da Assistência Estudantil: tecendo redes e caminhos para a permanência” orientou a realização dos Grupos de Trabalho Multiprofissionais da Assistência Estudantil. A atividade possibilitou a discussão coletiva de experiências e desafios e a construção de encaminhamentos para o fortalecimento das ações na Rede Federal.

 IFSul também contribuiu para a organização do evento

A participação do IFSul também ocorreu na organização e na mediação das atividades. As servidoras da Assistência Estudantil da Reitoria Angelita Ribeiro, assistente social e chefe do Departamento de Gestão de Assistência Estudantil; Christine Gonçalves Alves, nutricionista e coordenadora de Apoio ao Estudante; e Rovena Batista Severo, psicóloga, integraram a comissão organizadora do encontro.

As três servidoras também participaram da mediação da atividade “Cartografias da Assistência Estudantil: tecendo redes e caminhos para a permanência”, contribuindo para a condução dos trabalhos e para a articulação das discussões realizadas pelos grupos multiprofissionais.

“Para o IFSul, a participação no encontro representou uma oportunidade de fortalecer a articulação entre as instituições da Região Sul, compartilhar experiências e conhecimentos e construir coletivamente estratégias para os desafios da Assistência Estudantil. A troca entre diferentes equipes e realidades institucionais contribuiu para o aprimoramento das práticas e para o fortalecimento de uma atuação integrada e multiprofissional”, afirma Christine.

O encontro também ocorreu em um momento importante para a Assistência Estudantil na Rede Federal, marcado pela implementação da nova Política Nacional de Assistência Estudantil. Nesse contexto, a realização de espaços de diálogo e cooperação entre os Institutos Federais contribuiu para qualificar as ações voltadas ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes.

A programação contou ainda com atividades culturais, incluindo a exposição “Educação é Revolução — A luta é uma poesia coletiva”, do Grêmio Estudantil do IFSul – Câmpus Sapucaia do Sul.

Fim do conteúdo da página