Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidoras do IFSul ministram curso de capacitação de Português como Língua Adicional
internacional

A atividade ocorreu nos dias 29 e 30, em Petrolina, Pernambuco

• Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 18h13
  • Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2016, 18h13

Servidoras do IFSul ministraram, na terça e quarta-feira (29 e 30), capacitação sobre os cursos de Português como Língua Adicional (PLA) do e-Tec idiomas, em Petrolina, Pernambuco. O evento, que aconteceu no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão - PE), também contou com o lançamento do curso Celpe-Bras, que é um preparatório para o exame de proficiência de mesmo nome.

A ideia de capacitar servidores da rede para a utilização do material e-Tec idiomas surgiu da necessidade da construção de uma política de idiomas da Rede Federal, além da importância de disponibilizar o curso PLA para os parceiros internacionais. Os cursos foram desenvolvidos por uma equipe de profissionais da área de linguagens e por uma equipe multidisciplinar da CPTE/PROEN.

Pela primeira vez, foi mostrado o material do curso Celpe-Bras, que busca preparar estudantes estrangeiros para o teste de proficiência utilizado no Brasil. A iniciativa procura atender os objetivos de internacionalização dos institutos, que poderão preparar seus alunos da fronteira para os testes, bem como ofertar cursos para os estudantes estrangeiros que virão estudar ou trabalhar no Brasil.

O IF Sertão - PE organizou a capacitação e contou com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para a realização do evento. Cerca de dez institutos estiveram presentes na atividade. Representando o Núcleo de idiomas, a Diretoria de Assuntos Internacionais e a Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais da Pró-reitoria de Ensino (CPTE /PROEN) do IFSul, estiveram presentes as professoras Daniele Veiras e Andréa Ualt.

Saiba mais

Na segunda quinzena de dezembro ocorrerá uma nova capacitação em Porto Velho, promovida pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que abrangerá institutos da região norte do Brasil. Atualmente, o Núcleo de Idiomas do IFSul, com o suporte da CPTE/PROEN, tem a incumbência de capacitar os servidores da Rede Federal.