Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul integra 4º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Charqueadas
evento

O evento acontece no dia 26 de abril, no câmpus Charqueadas

• Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 08h50
  • Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2017, 08h50

O IFSul faz parte dos apoiadores do 4º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Charqueadas. O evento, que acontece no dia 26 de abril, das 9h às 18h, no auditório do câmpus Charqueadas, contará com palestras de orientações e esclarecimentos, além da eleição da primeira diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Charqueadas (Compede).

O evento conta com palestras com temas relacionados a políticas de acessibilidade, desafios da inclusão nas escolas, pessoas com deficiência e mercado de trabalho e outros assuntos relacionados a políticas públicas de inclusão. Confira a programação completa abaixo.

Outro destaque do evento, a eleição da diretoria do Compede de Charqueadas é, segundo a chefe do Departamento de Ações Inclusivas do IFSul, Andreia Colares, um exemplo da importante atuação do instituto nas comunidades onde ele está inserido. “Foi através do 1º Encontro de Familiares de Pessoas com Deficiência, promovido pela instituição, que as pessoas compreenderam a necessidade de criar um espaço legítimo que representasse suas lutas”. Andreia também comenta que em breve o Compede estará atuante na construção de uma cidade mais inclusiva, contando com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul (Faders).

Saiba mais

De acordo com Andreia, o Compede é um importante instrumento de apoio a inclusão. Ela conta que o instituto, juntamente com a coordenadoria dos Direitos Humanos de Charqueadas, da Secretaria de Assistência Social e da Comissão inicial da Criação da Lei do Compede, além da primeira dama, deu início ao processo de organização da eleição dos conselheiros.