Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “O IFSul me ajudou a aprender coisas que eu não teria a oportunidade de aprender em outro lugar”
vestibular de inverno IFSul

Quer fazer o Vestibular de Inverno do IFSul? Confira o depoimento da Carolina Guerra de Vargas, do câmpus Santana do Livramento, sobre como o IFSul ampliou a sua visão de futuro

• Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2017, 16h56
  • Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 09h36

As pré-inscrições para o Vestibular de Inverno do IFSul estão abertas até o dia 31 de maio e, para mostrar aos candidatos as possibilidades que o instituto oferece, nada melhor do que conhecer a experiência de quem já estuda na instituição. Por isso, convidamos alunos de cursos técnicos do IFSul para compartilhar as suas vivências com quem planeja buscar uma vaga nesse Processo Seletivo.

Hoje, quem compartilha sua história no IFSul é a Carolina Guerra de Vargas, de 17 anos. Ela é uruguaia e estuda no curso técnico de sistemas de energia renovável, no câmpus Santana do Livramento. A seguir, ela fala um pouco sobre o incentivo do pai para estudar no instituto e sobre as experiências dentro e fora da sala de aula. Confira e venha você também abrir uma janela para o mundo!

O incentivo para entrar no IFSul

“Sou uruguaia e já tinha pensado em estudar no Brasil, só não tinha certeza em qual escola me inscrever. Meu pai, que já estudou no IFSul, disse que o ensino aqui era muito bom, de alta qualidade e que eu iria adorar. Foi a partir desse incentivo que eu comecei a estudar para fazer o Vestibular e entrar no IFSul.”

Ensino de qualidade e expectativas superadas

“Estou no terceiro ano do técnico e já imaginava, pelo que me falavam, que o ensino no IFSul era muito bom, mas o curso superou minhas expectativas para muito melhor. Ele me ajudou a entender e aprender coisas que eu não teria a oportunidade de aprender em outro lugar. Além disso, eu adoro as aulas práticas que temos: posso aprender muito com elas, porque me ajudam a aplicar o que aprendo em aula.

O curso me possibilitou ver a qualidade e o empenho dos professores em nos ajudar a compreender as matérias ensinadas. Eles são excelentes, realmente conhecem o que nos ensinam e se preocupam em realmente tornar os conteúdos interessantes para nós e possíveis de entender.”

Aprendizado além da sala de aula

“Além do conhecimento em aula, estudar no IFSul me proporciona, por exemplo, aprender nas monitorias, nos atendimentos, nas aulas práticas – incluindo viagens –, no convívio com as pessoas aqui dentro. Uma coisa que eu faço agora e que nunca imaginei fazer era ser monitora: pensei que não tinha a capacidade de fazer isso, mas já estou fazendo há dois anos e é fantástico! Reaprendo muito!”

Um mundo de oportunidades

“A minha visão de futuro se ampliou muito mais depois que eu entrei no instituto. Pude ver que existem muito mais oportunidades para aproveitar! O IFSul nos proporciona isso: abre nossas mentes para ter o desejo de explorar novas oportunidades.”

“A minha visão de futuro se ampliou muito mais depois que eu entrei no instituto. O IFSul nos proporciona isso: abre nossas mentes para explorar novas oportunidades” - Carolina de Vargas

Recado para os candidatos

“Façam o vestibular, sem dúvidas! Tenham coragem de aprender e descobrir coisas que nem imaginam. Se arrisquem a viver novos desafios e novos momentos, porque vale a pena! O IFSul é um lugar muito legal, no qual se aprendem não só coisas referentes ao curso, mas também a conviver melhor com as pessoas, a ajudar e ser ajudado!”

VOCÊ TAMBÉM QUER TER UMA JANELA ABERTA PARA O MUNDO?

Assim como a Carolina, você também pode descobrir um mundo de possibilidades para a sua formação. Participe do Vestibular de Inverno do IFSul! As pré-inscrições estão abertas até o dia 31 de maio no site do Processo Seletivo. Após esse período, os candidatos deverão retornar ao site para realizar a confirmação da inscrição, que acontece de 1º a 7 de junho.

As vagas deste vestibular serão para os câmpus Bagé, Camaquã, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santana do Livramento e Venâncio Aires. Clique aqui para conferir o quantitativo de vagas, os cursos participantes e o edital completo do Vestibular!

As provas do Vestibular de Inverno do IFSul estão marcadas para o dia 25 de junho e terão duração de três horas.