Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > De casa nova: câmpus Jaguarão, Lajeado e Novo Hamburgo estão oficialmente em sedes próprias
Início do conteúdo da página
sonho realizado

De casa nova: câmpus Jaguarão, Lajeado e Novo Hamburgo estão oficialmente em sedes próprias

Em cerimônias realizadas nas três unidades, as novas instalações dos câmpus foram entregues oficialmente à comunidade

  • Publicado: Terça, 23 de Mai de 2017, 19h52
  • Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 10h24

Em solenidades que representaram a concretização de um trabalho gestado ao longo dos últimos anos, três unidades do IFSul realizaram a cerimônia oficial de entrega dos câmpus à comunidade. Já em suas novas instalações e com a presença do reitor Marcelo Bender, os câmpus Jaguarão, Lajeado e Novo Hamburgo reuniram servidores, estudantes, membros da comunidade e autoridades para acompanhar o descerramento das placas que oficializaram o início das atividades nas sedes próprias. As solenidades aconteceram nessa segunda-feira (22) em Jaguarão e na sexta-feira (19) nos câmpus Lajeado e Novo Hamburgo.

Ao definir a entrega dos câmpus à comunidade como um marco para a instituição, Marcelo Bender comemora o acesso dos alunos e dos servidores a essas novas instalações físicas e aos novos equipamentos. “A partir desse momento, creditamos a essas escolas a possibilidade de consolidar uma nova pauta de desenvolvimento regional, levando uma formação de qualidade para os jovens e adultos dessas regiões”, destaca o reitor.

Atribuindo a conquista à dedicação de todos os envolvidos, Marcelo também relembra o esforço empenhado pela Reitoria – tanto na busca de recursos, como nas licitações, acompanhamento das obras, realização de concursos, entre outras rotinas – e pelas gestões de cada uma das unidades na concretização desse trabalho. “Os diretores-gerais e as suas equipes de gestão, juntamente com os servidores de cada unidade, têm um mérito enorme na consolidação dos câmpus, porque são eles que capitaneiam esse momento, que fazem acontecer a escola junto com os estudantes e a comunidade”.

Ainda segundo o reitor, a entrega das novas unidades só foi possível porque a dificuldade de obter recursos não foi maior do que a vontade de entregar as novas instalações. “Em um país como o nosso, com problemas diversos e injustiça social, se esperássemos para ter todos os recursos antes de abrir uma escola, nós nunca começaríamos. Então esse foi nosso lema: nós iríamos começar e sabíamos que esses recursos chegariam, tanto é que chegaram a tempo. Hoje nós estamos entregando essas escolas em ótimo nível”, comenta Marcelo, destacando o quanto a entrega das sedes próprias foi um momento aguardado em cada um desses câmpus.

Jaguarão

A entrega oficial do câmpus Avançado Jaguarão à comunidade ocorreu na manhã dessa segunda-feira (22). Estiveram presentes na solenidade aproximadamente 120 pessoas, entre autoridades, alunos e servidores. Antes de receber a sede própria, as atividades do câmpus eram desenvolvidas nas dependências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). 

O diretor-geral da unidade, Fabian Carbajal, afirmou que “o momento é fundamental para o câmpus, pois tem um valor simbólico muito importante”. Sobre a história da unidade, Fabian conta que o percurso até a conquista do espaço próprio foi longo. No início, para colocar a escola em funcionamento, eram oferecidos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). “Foi só na metade de 2014 que tivemos os primeiros professores trabalhando conosco no curso de edificações, o primeiro a ser ofertado”. Ele conta que a escolha do curso se deu por intermédio da comunidade. “Fizemos audiência pública, consultas à comunidade e pesquisas. A partir disso, definimos que esse seria o primeiro curso”.

O câmpus, localizado na fronteira, destaca-se pelo caráter binacional, que se deu pela parceria com instituições do Uruguai. Já na primeira turma de ingressantes, em agosto de 2014, havia alunos de localidades vizinhas. “Nós não atendemos somente a comunidade de Jaguarão, mas também a de Rio Branco [cidade uruguaia] e a de Arroio Grande”. Em 2015, a unidade cresceu mais um pouco com a implementação da forma integrada de ensino. Com isso, aumentou também o número de servidores. “Fizemos tudo isso trabalhando na Unipampa, a instituição que nos acolheu até termos o nosso próprio prédio”.

As perspectivas de futuro para o câmpus, segundo Fabian, estão todas atreladas às necessidades da população: “queremos consolidar essa escola dentro da comunidade”. Para isso, a unidade pretende apostar em projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de ofertar outros cursos de formação profissional. “Pretendemos diversificar a oferta de cursos para que a comunidade veja que a escola tem cursos atrativos”. O diretor também destaca que a conquista da sede própria é um importante passo para “mostrar um espaço qualificado onde se pode fazer educação de qualidade com recursos públicos”.

Lajeado

Já a entrega do câmpus Lajeado à comunidade aconteceu na manhã de sexta-feira (19) e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre autoridades, lideranças, alunos e servidores. Na ocasião, foi feita uma homenagem à Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre, que abrigou as atividades do câmpus até a conquista do novo espaço. 

A diretora da unidade, Cláudia Schwabe, falou que a mudança de sede é muito significativa para todos. “A entrega do câmpus foi muito aguardada pelos alunos, afinal, já tivemos seis turmas formadas que tiveram suas aulas em escolas municipais”, destacou, lembrando que as aulas na unidade ocorrem desde o segundo semestre de 2014. Ela recorda também que os cursos de extensão foram essenciais para a divulgação do instituto junto à comunidade, que passou a conhecer a instituição por meio desse elo construído entre o câmpus e a população local.

A receita para chegar a esse momento? Cláudia destaca que está na própria equipe. "A equipe de servidores do câmpus não mede esforços para encontrar alternativas diante das adversidades", comenta a gestora, falando sobre o empenho dos servidores em realizar um bom trabalho mesmo com um contexto político-econômico desfavorável e com um contingenciamento significativo de recursos. 

Cláudia falou ainda sobre as parcerias que tornaram a obra possível. “Essa experiência nos mostra que, mesmo num cenário não ideal, quando há empenho e participação, é possível fazer a diferença”, avalia. Ela também credita o sucesso da unidade aos índices de desenvolvimento da região: “sabemos do potencial de Lajeado e da responsabilidade que temos com essa comunidade. Assim, ratificamos nosso compromisso de ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade para a região”.

Novo Hamburgo

Cerca de 90 pessoas, entre estudantes, servidores, autoridades e comunidade, participaram da entrega da nova sede do câmpus Avançado Novo Hamburgo à população. A solenidade aconteceu na sexta-feira (19).

Para o diretor em exercício da unidade, Richard Martins, o evento marca toda a trajetória do câmpus. “Após pouco mais de três anos de muito trabalho no município de Novo Hamburgo, a instituição avança no sentido de consolidar-se enquanto agente público de transformação social”. Ele também destaca que o momento é importante para dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos no câmpus.

Por meio de uma transmissão ao vivo via internet, o diretor Gelson Correa, que acompanhou toda a implementação do câmpus na cidade, também enviou uma mensagem ao público presente. Para ele, o momento é de valorização do trabalho de todos que acreditaram no potencial de desenvolvimento que o câmpus traria para a região. "Estamos agora em uma escola nova e com pessoas que acreditam em uma educação transformadora, que faça a diferença na vida das pessoas", salientou no vídeo.

Sobre a trajetória da unidade, Richard lembra que foram muitos momentos de alegrias e desafios. “E hoje é um momento de alegria”, comemora. Ao fazer uma retrospectiva das atividades do câmpus, Richard lembra que, no início, em 2014, eram ofertados cursos do Pronatec e do Profuncionário e, em 2015, o curso técnico em mecatrônica passou a ser oferecido. No ano seguinte, em 2016, dois cursos do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) passaram a ser lecionados na unidade. No ano de 2014, a sede do câmpus era uma sala no polo da Universidade Aberta (UAB) em Novo Hamburgo. Em 2015, uma parceria com a Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (AsBem) possibilitou que o curso de mecatrônica fosse oferecido nas dependências da Associação.

Com a consolidação das novas instalações, Richard espera muito mais paro o futuro do câmpus. “Tudo isso que já construímos faz parte apenas do início dos passos do câmpus Avançado Novo Hamburgo”. Ele destaca que ainda há muitos desafios para a unidade, como a ampliação da infraestrutura física e do quadro de profissionais, mas que o compromisso da instituição com a comunidade traz uma meta ainda maior: “Queremos chegar à comunidade local e mostrar que seus horizontes podem ser ampliados”, ressalta, referindo-se às possibilidades que a formação oferecida no instituto oferece para as pessoas da região.

Cerimônias contaram com a presença de autoridades de cada região

Na solenidade realizada no câmpus Jaguarão, também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Jaguarão, Renato Baucke, o secretário de Educação do município, Adão Oliveira, a diretora do Conselho de Educação Técnico-Profissional da Universidade do Trabalho do Uruguai (CETP/UTU), Nilsa Pérez, a diretora do Campus Noroeste, Sandra Garate, e a diretora da Escola Técnica de Rio Branco (Uruguai), Mary Aramberry. Em Lajeado, compareceu à cerimônia o prefeito Marcelo Caumo e também os ex-prefeitos de Lajeado Carmen Regina e Fernando Schmidt. Já no câmpus Novo Hamburgo, a solenidade foi acompanhada pela secretária de Educação do município, Maristela Guasselli.

Por Greice Gomes e Mariana Hallal

Fotos de Jaguarão: Hermes Santos Junior

registrado em:
Fim do conteúdo da página