Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “O IFSul é a minha segunda casa”
vestibular de inverno ifsul

“O IFSul é a minha segunda casa”

Hey, você quer fazer o Vestibular de Inverno do IFSul? A Mariele Pedroso é estudante do câmpus Bagé e conta como o instituto tornou-se uma segunda casa para ela! Vem ver!

• Publicado: Terça, 23 de Mai de 2017, 16h24
  • Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2017, 09h36

As pré-inscrições para o Vestibular de Inverno do IFSul estão abertas até o dia 31 de maio e, para mostrar aos candidatos as possibilidades que o instituto oferece, nada melhor do que conhecer a experiência de quem já estuda na instituição. Por isso, convidamos alunos de cursos técnicos do IFSul para compartilhar as suas vivências com quem planeja buscar uma vaga nesse Processo Seletivo.

A estudante Mariele Eunice Lopes Pedroso é quem nos conta sobre a sua experiência no IFSul hoje. Ela tem 18 anos e está no terceiro semestre do curso técnico subsequente em agroindústria, do câmpus Bagé. Envolvida em atividades extraclasse e apaixonada pelo curso, ela fala um pouco sobre como o IFSul modificou a sua visão de futuro. Confira!

O sonho de entrar no IFSul

“Eu já ouvia falar bastante da instituição pela minha irmã, e eu também tinha muita vontade de entrar no IFSul. Passava ali na frente do câmpus e pensava: ‘um dia eu ainda vou estudar nessa instituição’.”

A relação com os professores

“Quando eu entrei no IF, tive uma visão bem diferente do que eu pensava antes de ingressar. Eu pensei que fosse uma instituição com aquela divisão entre professores e alunos, mas não: lá os professores não nos tratam só como estudantes, mas também como amigos deles. Eles te passam conhecimento e aprendem junto contigo.”

LEIA TAMBÉM:

“Sempre tive o sonho de fazer mecatrônica. Quando vi que tinha esse curso gratuito no IFSul, vim correndo para cá!”

“O IFSul me ajudou a aprender coisas que eu não teria a oportunidade de aprender em outro lugar”

A paixão pelo curso

“A didática do curso é muito boa, inclusive convenci minha prima a fazer o vestibular de tanto que eu falo bem do IFSul. A didática dos professores é bem interessante, porque eles procuram variar os tipos de aula - com aulas em laboratórios e visitas técnicas, por exemplo -, fazendo com que a gente aprenda muito na prática. Eles estão sempre procurando se atualizar, trazendo coisas novas para nos ensinar. Se tu tens alguma dificuldade, eles te indicam alunos monitores para te ajudar. Então, os professores sempre tentam ajudar os alunos de uma forma ou de outra.”

Integração fora da sala de aula

“Eu faço parte do Grêmio Estudantil do câmpus Bagé. Quando eu entrei no IFSul, eu não sabia que tinha grêmio ou que existia esse tipo de coisa. Normalmente nas escolas o grêmio é mais reservado, mas o nosso sempre promove atividades para incluir os alunos de todos os cursos. Junto com o Grêmio Estudantil, por exemplo, promovemos os Jogos Inter-Semestre. Foi uma atividade muito boa: fizemos um grande evento, um momento de convivência entre todos os turnos. O grêmio ajuda a proporcionar momentos assim.”

Mudanças na visão de futuro

“Depois que a gente entra para o IFSul, nossa visão de mundo muda totalmente. O meu curso, por ser subsequente, tem pessoas mais velhas que eu e, com a convivência, amadurecemos bastante. Além disso, os professores nos dão instrução e nos abrem fronteiras. O IFSul te dá o suporte para pensar em um futuro.”

Segunda casa

"A didática dos professores é bem interessante, porque eles procuram variar os tipos de aula - com aulas em laboratórios e visitas técnicas, por exemplo -, fazendo com que a gente aprenda muito na prática. Eles estão sempre procurando se atualizar, trazendo coisas novas para nos ensinar" - Mariele Pedroso

“Se tu entrares no IFSul, vais ser muito bem acolhido, não só pelos professores, mas por todos os servidores e pelo Grêmio Estudantil. O IFSul virou a minha segunda casa e vai virar a tua também! Aqui, todos são tratados com igualdade e respeito: é uma segunda família.”

Na hora da prova

“Tenha bastante calma na hora da prova! É só fazer com tranquilidade que vai dar tudo certo!”

VOCÊ TAMBÉM QUER TER UMA JANELA ABERTA PARA O MUNDO?

Assim como a Mariele, você também pode descobrir um mundo de possibilidades para a sua formação. Participe do Vestibular de Inverno do IFSul! As pré-inscrições estão abertas até o dia 31 de maio no site do Processo Seletivo. Após esse período, os candidatos deverão retornar ao site para realizar a confirmação da inscrição, que acontece de 1º a 7 de junho.

As vagas deste vestibular serão para os câmpus Bagé, Camaquã, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santana do Livramento e Venâncio Aires. Clique aqui para conferir o quantitativo de vagas, os cursos participantes e o edital completo do Vestibular!

As provas do Vestibular de Inverno do IFSul estão marcadas para o dia 25 de junho e terão duração de três horas.