Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projetos habitacionais do Cartão-reforma em Pelotas poderão ser viabilizados em parceria com cursos do IFSul
parceria

Em reunião com o secretário de Habitação de Pelotas, o reitor Flávio Nunes discutiu a possibilidade de parceria para assistência a famílias beneficiadas pelo programa federal

• Publicado: Terça, 18 de Julho de 2017, 08h57
  • Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2017, 08h57

A possibilidade de aproximar o conhecimento técnico produzido no IFSul das demandas da comunidade foi o ponto central da reunião ocorrida nessa segunda-feira (17) na Reitoria. No encontro, o reitor Flávio Nunes recebeu o secretário de Habitação de Pelotas, Ubirajara Leal, para discutir o estabelecimento de uma parceria entre o instituto e a Prefeitura. Através do acordo, o IFSul poderia oferecer apoio técnico e profissional, por meio de estudantes e professores de alguns de seus cursos, a famílias de baixa renda beneficiadas pelo programa do Governo Federal, Cartão-reforma.

Dois cursos do IFSul foram citados na reunião: de edificações e de eletrotécnica oferecidos pelo câmpus Pelotas. De acordo com a coordenadora de Apoio a Projetos e Obras da unidade, Vanessa Signorini, estudantes e professores desses cursos poderiam contribuir com a parceria por terem em suas grades curriculares conteúdos estreitamente ligados às necessidades dos projetos de habitação concebidos dentro do programa.

Voltado a famílias em vulnerabilidade social, o Cartão-reforma é um programa do Governo Federal que irá beneficiar cidadãos pelotenses já mapeados pela Prefeitura de Pelotas para o enquadramento no programa. A partir dele, as famílias contempladas poderão realizar reformas, ampliações ou conclusões em suas residências com auxílio do governo para os gastos com a construção.

Para o reitor Flávio Nunes, a iniciativa é uma forma efetiva do IFSul cumprir o papel esperado de uma instituição pública. "São estes tipos de projetos que possibilitam que o instituto cumpra, cada vez mais, a sua função social, ajudando no desenvolvimento das comunidades em que atua”, destacou o dirigente, complementando que a Reitoria será parceira do câmpus para que o projeto possa ser colocado em prática.

Além do caráter social do projeto, Vanessa ressalta o impacto que ele poderá ter para os estudantes. “Uma parceria nesse projeto proporcionaria uma experiência prática a nossos estudantes ao mesmo tempo em que possibilitaria uma aproximação efetiva do IFSul com a comunidade local”, destaca Vanessa, que, na reunião, acompanhou o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa.

Próximos passos

De acordo com o reitor, será agendada ainda nos próximos dias uma reunião de trabalho entre os participantes para definir o funcionamento do projeto, além dos aspectos legais e operacionais da parceria. Também participou da reunião o assessor do reitor, Antônio Carlos Brod.