Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul integra evento da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais
educação

IFSul integra evento da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais

Em seminário realizado em Ibirubá, representantes dos institutos discutiram a importância dessas instituições no desenvolvimento regional e o orçamento destinado ao seu custeio

• Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2017, 17h39
  • Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2017, 17h42

Com o tema “Educação e desenvolvimento regional”, representantes de institutos federais do estado, além de membros da classe política e da sociedade civil, reuniram-se em evento promovido pela Assembleia Legislativa (AL) do RS para discutir a importância das instituições federais no desenvolvimento das regiões do estado. Realizado na Casa de Cultura Osvaldo Krames, em Ibirubá, na sexta-feira (14), o encontro teve como enfoque a defesa dos institutos e a garantia das verbas orçamentárias destinadas à manutenção dessas instituições.

O evento fez parte das atividades promovidas dentro da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, da AL. Representando o IFSul no evento, o assessor do reitor, Antônio Carlos Brod, destaca que a participação do instituto nessa Frente é uma forma de fortalecer as ações que objetivam a garantia de recursos à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Segundo ele, entre as próximas ações regionais promovidas pela Frente está a realização de um novo encontro, contemplando a parte sul do estado, no câmpus Pelotas do IFSul. O evento está marcado para o dia 14 de agosto.

Após a realização dos encontros em todas as regiões do estado, a Frente Parlamentar levará as demandas recolhidas para o Ministério da Educação em Brasília.

O evento

O seminário, realizado em parceria entre a Assembleia Legislativa e o Instituto Federal do RS (IFRS), contou ainda com a participação do professor Eliezer Pacheco, que já esteve à frente da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec). Em sua fala, Eliezer fez um panorama da Rede Federal e abordou o impacto que as instituições estão enfrentando devido aos cortes de repasses e aos contingenciamentos no custeio. Além de Eliezer, também discursaram no evento os representantes das instituições federais do estado, além de representantes de entidades.

De acordo com informações veiculadas em reportagem da Assembleia Legislativa, em termos nacionais, os dados mostram que para 2017 a proposta de Matriz Orçamentária de Custeio enviada ao Ministério da Educação (MEC) pelo Conif considerou as demandas e o número de matrículas de cada instituição. Ao total, a soma apresentada para a garantia das atividades institucionais foi de R$ 3,7 bilhões, sendo aprovado pelo MEC o valor de R$ 2,1 bilhões. E se for utilizado o ano de 2012 como referência, a Rede Federal duplicou a quantidade de alunos (passou de 488 mil para 879 mil) e ampliou o número de campi de 408 para 606 unidades. Entretanto, os recursos de custeio destinados para 2017 são inferiores aos valores de cinco anos atrás, se corrigida a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Também participaram da atividade o deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais no RS, o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto, o prefeito de Ibirubá, Abel Grave, as reitoras da Unicruz, Patrícia Bianchi, e da UERGS, Arisa Araújo da Luz, a diretora-geral do IFRS/Campus Ibirubá, Migacir Flores, o vice-presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), Fábio Mayer, e os presidentes do Corede Alto Jacuí, Roberto Visoto, e do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja), Valmor Telles.

Com informações da Assembleia Legislativa do RS / Fotos 1 e 3: Caco Argemi - AL/RS