Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aula inaugural do mestrado da Rede Federal no IFSul discutirá a educação profissional no Brasil
mestrado em rede

O evento, que marca o início do curso no polo Charqueadas, contará com a presença de Marise Ramos, doutora em educação e referência na área

• Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 12h59
  • Última atualização em Quinta, 20 de Julho de 2017, 13h02

A aula inaugural do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) já tem data marcada para acontecer no câmpus Charqueadas. No dia 11 de agosto, às 14h, a professora Marise Ramos, doutora em educação e referência em pesquisas sobre a educação profissional, será a palestrante convidada para o evento que celebra o início do curso no IFSul. A palestra acontece na semana seguinte ao início das aulas, previsto para o dia 4 de agosto.

O tema da aula inaugural será “A relação trabalho e educação: princípios e desafios da formação de trabalhadores no Brasil de hoje”. Para participar do evento, os interessados devem enviar seu nome completo para o e-mail profeptifsul@gmail.com. As 250 vagas disponibilizadas para o evento são abertas à comunidade, em especial a servidores da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

De acordo com a coordenação do curso, a escolha da professora Marise como ministrante da aula inaugural se deve à ampla trajetória da pesquisadora na área da educação profissional e tecnológica, sendo, inclusive, uma das autoras presentes na bibliografia para seleção do mestrado. Entre os temas alvo da pesquisa de Marise está o ensino médio integrado, que é a principal oferta dos institutos federais.

A palestrante – A professora Marise Ramos é mestre e doutora em educação pela Universidade Federal Fluminense e licenciada em química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É docente credenciada no quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Uerj e de Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atua principalmente nos seguintes temas: educação profissional, ensino médio, ensino técnico, reforma da educação profissional, reforma educacional e saberes profissionais. Para acessar o currículo Lattes da pesquisadora, clique aqui.

Saiba mais

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas na área. O ProfEPT é um curso semipresencial ofertado pelas instituições que compõem a Rede Federal, coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conduzindo ao título de mestre em Educação Profissional e Tecnológica.