Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Festival Internacional de Folclore e Artes Populares começa nesta quarta-feira em Pelotas
cultura

IFSul é um dos realizadores do evento

• Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 17h03
  • Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2017, 17h14

Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil - este último representado pela Abambaé Companhia de Danças Brasileiras - intensificam os preparativos nesta reta final para a programação do 3º Festival Internacional de Folclore e Artes Populares (Fifap) de Pelotas. Apresentações gratuitas, desfile de rua e atividades de intercâmbio cultural com escolas locais são algumas das atividades propostas.

O festival é realizado por uma comissão central independente, pelo IFSul, pela UFPel e tem o apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo. As equipes de trabalho são formadas por professores, funcionários e estudantes das duas instituições de ensino, bailarinos e ex-integrantes da Abambaé - grupo anfitrião - e familiares.

“O evento promove uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo extremamente relevante para nossa cidade, pois chega a um enorme número de pessoas de forma direta através dos espetáculos apresentados e oficinas oferecidas em escolas públicas.” conta Thiago Amorim, um dos diretores do Fifap e representante da UFPel.

“Há um ano estamos atuando na organização desta edição, desde que firmamos a parceria com o ‘América Unida’, evento irmão do Fifap, realizado há mais de uma década no Uruguai. O trabalho das equipes é intenso, e o suporte das instituições parceiras é fundamental para o sucesso desta edição” afirma Diego Pereira, também diretor do Fifap e representante do IFSul.

Após o Fifap, as delegações se dirigirão ao Uruguai para participar do Encuentro Internacional de Folclore y Artes Populares América Unida. Entre os dias 26 e 29 de outubro, os grupos dos nove países, incluindo o Brasil, cumprirão intensa agenda no país vizinho. A parceria entre os eventos se repete nesta terceira edição e possibilita que ainda mais países participem dessa integração entre os povos.

Confira a programação:

19/10, às 11h: Solenidade de recepção dos países visitantes no Salão Nobre da Prefeitura de Pelotas.

21/10, às 10h30min: Desfile das delegações pelo Centro Histórico. Com saída do Mercado, o trajeto será pelas ruas Andrade Neves, 7 de Setembro, XV de Novembro e retorno ao Mercado.

21/10, às 20h: Espetáculo gratuito no auditório do IFSul/Câmpus Pelotas. Retirada de senhas no local a partir das 19h. Haverá posto e coleta de alimentos para doações espontâneas. Endereço: Praça Vinte de Setembro, 455.

22/10, às 20h: Espetáculo gratuito no auditório do Centro de Artes da UFPel. Retirada de senhas no local a partir das 19h. Haverá posto e coleta de alimentos para doações espontâneas. Endereço: Rua Álvaro Chaves, 65.

23/10 à tarde: oficinas em escolas da cidade.