Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul passa a integrar oficialmente o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Representação

Professor do câmpus Pelotas - Visconde da Graça, Jader Ribeiro Pinto, é o representante do instituto no Fórum

• Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 12h50
  • Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 12h54

O IFSul passou oficialmente, em dezembro, a fazer parte do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, que é coordenado pela Procuradoria da República no Rio Grande do Sul. O instituto será representado pelo professor Jader Ribeiro Pinto, do câmpus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG).

O Fórum é um espaço permanente, plural, aberto e diversificado de debate de questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente, e possibilita a troca livre de experiências e a articulação em rede da sociedade civil, instituições e Ministério Público. Estes Fóruns Estaduais estão instituídos em mais 22 unidades da Federação.

De acordo com o professor Jader, a representação do IFSul é importante porque permite ao instituto participar das decisões relacionadas ao tema a nível estadual. “Existe uma preocupação da sociedade com os efeitos negativos do uso de agrotóxicos e isto tem se refletido na legislação e fiscalização”, argumenta. Ainda segundo o professor, as autoridades jurídicas possuem muitas atribuições sobre o assunto, mas não possuem conhecimentos técnicos específicos, precisando do apoio de instituições de ensino e pesquisa, como o IFSul.

Já na primeira reunião da qual o instituto participou, foi apresentado um projeto de lei do qual o professor Jader foi um dos relatores. Trata-se do Plano Municipal de Controle e Monitoramento de Agrotóxicos de Rio Grande, que prevê análises laboratoriais dos alimentos que a população do município consome, quanto ao Limite Máximo de Resíduos de Agrotóxicos (LER), análise da água, da biota, e do solo quanto à eventual contaminação por resíduos de agrotóxicos, e monitoramento do ar.

A aprovação da representação do IFSul ocorreu em reunião realizada no dia 14 de dezembro, na sede do Ministério Público Federal, em Porto Alegre.