Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Lapassion seleciona estudantes para mobilidade internacional no Chile
internacional

Projeto Lapassion seleciona estudantes para mobilidade internacional no Chile

Edital prevê duas vagas para estudantes do IFSul dos cursos de engenharia mecânica e design

• Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 14h04
  • Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 14h04

Os estudantes de engenharia mecânica e design do IFSul que sonham em fazer um intercâmbio já podem se preparar: é que estão abertas as inscrições para a seleção de dois alunos para mobilidade internacional dentro do projeto Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network (Lapassion). As atividades do projeto serão realizadas em Santiago, no Chile, no período de 2 de abril a 8 de junho.

Os estudantes selecionados desenvolverão projetos multidisciplinares dentro do desafio previsto no edital, que propõe a melhoria das condições das populações em processo de envelhecimento.

>>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COM AS INFORMAÇÕES OFICIAIS DA SELEÇÃO

Para participar da seleção, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos, de acordo com o edital: estar regularmente matriculado no IFSul no curso superior de engenharia mecânica ou design; ter capacidade de compreensão e expressão oral e escrita em Língua Inglesa; ter idade igual ou superior a 18 anos até a data da inscrição; ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 6,5; ter integralizado, no ato da inscrição, no mínimo 40% e, no máximo, 85% do currículo previsto para seu curso; e respeitar datas e prazos estabelecidos no edital, assim como apresentar todos os documentos exigidos.

A seleção oferece duas vagas para alunos do IFSul, sendo uma para estudantes de engenharia mecânica e outra para estudantes de design. Caso não haja candidato inscrito ou selecionado em um dos cursos, será aproveitada a lista classificatória do outro curso.

Inscrições e seleção

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do endereço dai@ifsul.edu.br, até as 18h do dia 2 de março. Ao enviar sua inscrição, o candidato deverá preencher no campo “assunto” do e-mail o seguinte: LAPASSION Chile 2018/nome completo. No mesmo e-mail, deverá anexar um arquivo único digitalizado, salvo em formato PDF, com o nome “LAPASSION CHILE (nome e sobrenome)”, contendo os documentos obrigatórios previstos no edital. Após o envio da mensagem, o estudante receberá e-mail de confirmação da sua inscrição.

A seleção dos estudantes será feita pela avaliação do desempenho acadêmico (60 pontos) e pela avaliação da carta de motivação (40 pontos).

Benefícios

Os selecionados para o projeto receberão auxílio financeiro no valor de € 3.370,00 (três mil, trezentos e setenta euros), destinado a custear despesas com hospedagem, alimentação, transporte e seguro. O auxílio será disponibilizado em duas parcelas: 75% logo após a publicação do resultado final do processo seletivo e 25% após o retorno do estudante. Para a conversão de euros para reais, será considerada a cotação média de câmbio do mês de novembro de 2017.

Projeto Lapassion

De acordo com o edital, as ações do projeto consistem em práticas latino-americanas e habilidades interpessoais em uma rede orientada para a inovação do Programa Eramus+, da União Europeia e da Iniciativa de Fortalecimento e Capacitação para Instituições de Ensino Superior, objeto de parceria entre diversas instituições internacionais e brasileiras, dentre elas o IFSul.