Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DTI faz demonstração aos servidores sobre a utilização do Processo Eletrônico Nacional
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DTI faz demonstração aos servidores sobre a utilização do Processo Eletrônico Nacional

Segundo a recomendação da comissão responsável, a implantação do novo sistema poderá ser feita de forma gradual

  • Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 09h04
  • Última atualização em Segunda, 19 de Março de 2018, 09h04

Nesta sexta (16) os servidores do IFSul assistiram na Sala dos Conselhos da Reitoria a demonstração de como funcionará a implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN). A atividade foi realizada  pela manhã às 9h e a tarde às 15h. Para quem não pôde estar presente foi disponibilizado um link para que todos os servidores da instituição pudessem assistir à demonstração.O objetivo é substituir os papéis por um sistema mais sustentável, trazendo mais agilidade e transparência nos processos tramitados nas instituições federais.

Na oportunidade, foram feitas simulações de como funcionará o processo que será implantado gradativamente de acordo com as demandas das pró-reitorias  e diretorias sistêmicas. Na ocasião, foi aberto um espaço para esclarecer as dúvidas dos participantes tanto presenciais quanto online.

Os primeiros pilotos a serem implantados serão selecionados conforme recomendação da comissão junto as pró-reitorias e diretorias sistêmicas. O desenvolvimento do módulo cumpre a determinação do Decreto nº 8.539, de outubro de 2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo.

 O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página