Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Charqueadas promove aula inaugural nesta sexta-feira
aula inaugural

Câmpus Charqueadas promove aula inaugural nesta sexta-feira

Palestra, que terá como tema a Internet das Coisas, será às 19h30min no auditório da unidade

• Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 10h53
  • Última atualização em Quinta, 03 de Mai de 2018, 13h08

Com o objetivo de discutir a segurança e os padrões de rede em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), a aula inaugural dos cursos de engenharia de controle e automação e sistemas para internet do câmpus Charqueadas contará com palestra do professor da Unisinos e associado da Sociedade Brasileira de Computação Jéferson Campos Nobre. A atividade, aberta ao público em geral, será nesta sexta-feira (04), às 19h30min, no auditório da unidade.

O tema central da aula está focado na produção de padrões abertos de segurança para IoT, explorando as iniciativas de pesquisa na área, as ferramentas para o seu desenvolvimento, o mercado para dispositivos desse tipo e a qualidade de experiência dos usuários.

Internet das Coisas – Voltado ao desenvolvimento de tecnologia para conexão de objetos à internet, este ramo de estudos tem recebido cada vez mais atenção da Academia devido ao seu potencial de aplicabilidade nas mais diferentes atividades humanas. São tecnologias desenvolvidas dentro dessa área os veículos conectados à internet e as casas inteligentes, por exemplo.

O palestrante

Jéferson Campos Nobre é engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de doutor e mestre em Ciência da Computação pela mesma universidade, com período de doutorado-sanduíche na Cisco Systems, nos Estados Unidos. Pós-doutor pela Universidade Federal do Pará, o pesquisador possui experiência na área de redes de computadores e sistemas distribuídos, com ênfase em gerenciamento e segurança de redes de computadores.