Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas recebe espetáculo carioca “Eles não usam tênis naique”
cultura

Câmpus Pelotas recebe espetáculo carioca “Eles não usam tênis naique”

Apresentação, que ocorre dentro da programação do Circuito Nacional Palco Giratório Sesc, será nesta sexta-feira (4), às 20h

• Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2018, 15h47
  • Última atualização em Quinta, 03 de Mai de 2018, 16h58

O câmpus Pelotas, em parceria com o Circuito Nacional Palco Giratório Sesc, recebe nesta sexta-feira (4) o espetáculo “Eles não usam tênis naique”, da Cia. Marginal, do Rio de Janeiro. A apresentação ocorrerá às 20h, no auditório principal, e tem entrada gratuita para estudantes e servidores do IFSul (confira, no final da matéria, informações sobre a retirada de ingressos).

A Cia. Marginal nasceu no conjunto de favelas da Maré, o maior complexo do Rio de Janeiro, a partir de um projeto social. Após quatro anos, um núcleo de jovens resolveu formar um grupo de teatro. Em 2007 este núcleo venceu o edital Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Em 11 anos, o grupo encenou os espetáculos “Você faz parte de uma guerra?”; “Qual é a nossa cara?”; “Ô, Lili”; “In trânsito” e “Eles não usam tênis naique”.

Esta montagem da companhia tem como cenário uma comunidade do Rio de Janeiro, onde se dá o reencontro de um pai com uma filha que não se veem há muito tempo. Em comum, os dois personagens têm a ocupação: o pai foi traficante de drogas nos anos 1980 e a filha se dedica ao comércio ilegal nos dias atuais. O espetáculo de crítica social gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, representados em cena por quatro atores que se alternam sucessivamente nos dois papéis, num jogo cênico em que nenhuma posição é fixa e onde a ficção está sempre sob o risco da realidade. O texto inédito de Márcia Zanelato tem direção de Isabel Penoni, com intervenções dramatúrgicas da companhia.

Mais espetáculos previstos no câmpus

Além deste, estão previstos mais três espetáculos dentro do circuito. No dia 28 deste mês, a Trapiá Cia teatral de Caicó, do Rio Grande do Norte, apresentará o espetáculo P’s, também no auditório do câmpus. Os outros dois ocorrerão no mês de outubro e serão divulgados em breve.

Saiba mais – Palco Giratório

O Palco Giratório, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Os espetáculos selecionados pela curadoria do Sesc têm como características a mistura de sotaques, as diferentes expressões artísticas e modos de criação.

A programação é composta por espetáculos selecionados pela curadoria nacional do Palco Giratório, além de outras atrações convidadas. Além de promover um intercâmbio de informações e conhecimentos entre os grupos, também há espaço para integração com os espectadores por meio de conversas e debates sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.

O quê: Espetáculo “Eles não usam tênis naique”

Quando: sexta-feira (04), no auditório do câmpus Pelotas, às 20h

Locais de retirada dos ingressos gratuitos para servidores e estudantes do IFSul:

- Câmpus Pelotas: Departamento de Estrutura Funcional do Ensino (Deefe)

- Câmpus Pelotas-Visconde da Graça: Departamento de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação

- Reitoria: Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex)

Ingressos para pagantes: retirada no Sesc Pelotas, das 8h às 20h, ou no local do evento cerca de uma hora antes do início do espetáculo. Valores: público geral – R$ 20,00, empresários – R$ 15,00, comerciários – R$ 10,00

Mais informações: Sesc Pelotas – Rua Gonçalves Chaves, 914 | (53) 3225.6093 - (53) 3225.0502)