Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o 2º Seminário de Fortalecimento de Ensino Médio Integrado no IFSul
Seminário

Evento será realizado no câmpus Sapucaia do Sul e contará com palestras, mesa redonda e relatos de experiências

• Publicado: Quarta, 09 de Mai de 2018, 18h28
  • Última atualização em Quarta, 09 de Mai de 2018, 18h40

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário de Fortalecimento do Ensino Médio Integrado no IFSul. O evento, promovido pela Pró-reitoria de Ensino/IFSul e Sinasefe, será realizado no dia 30 de maio, no auditório do câmpus Sapucaia do Sul. As inscrições encerram-se às 18h do dia 25 de maio, ou com o preenchimento total das vagas. Podem participar do seminário estudantes e servidores do IFSul, sendo priorizada a inscrição para coordenadores de curso. A confirmação das inscrições será enviada para o e-mail informado pelo inscrito.
Para inscrever-se e obter mais informações sobre o evento, clique aqui.

A certificação de participação será online, via SUAP do IFSul. Somente receberão o certificado os participantes que tiverem comparecido nos dois turnos do evento e não haverá certificação por palestra ou mesa redonda apresentada.

O evento será dividido em duas grandes temáticas. Pela manhã, serão abordadas questões referentes ao currículo dos cursos técnicos na forma integrada. Na parte da tarde, o foco continua sendo a educação profissional, porém voltada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Na programação constam palestras, mesa redonda, além de relatos de experiências de professores que atuam em cursos proeja no IFSul. A abertura, que ocorre às 9h da manhã, contará com a presença do reitor Flávio Nunes.

Confira a programação completa.

09:00         Mesa de abertura dos trabalhos - Reitor do IFSul Flávio Nunes e representante do Sinasefe - Seção Sindical do IFSul

1º bloco: Fortalecimento do Ensino Médio Integrado

09:15        Palestra
        Professor Dante Henrique Moura

10:15        Intervalo

10:30        Palestra
        Professor Sidinei Sobrinho

11:30        Debate

12:00        Intervalo - Almoço

2º bloco: Fortalecimento do Ensino Médio Integrado ? PROEJA

14:00        Palestra
        Professora Mad'Ana Desiree Ribeiro de Castro (IFGO) - Palestrante
        Professora Daniela Curcio (Sinasefe/IFSul) - Mediadora
        Professor Guilherme Ribeiro Rostas (PROEN/IFSul) - Mediador

15:00        Relatos de experiências - professores do IFSul que atuam em PROEJA

16:00        Plenária

17:00        Encerramento

Palestrantes

Sidnei Sobrinho - O professor Sidinei Sobrinho é docente no câmpus Passo Fundo do IFSul e atua como palestrante e formador nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foi diretor de Ensino e pró-Reitor de Ensino no IF Farroupilha, além de pesquisador e líder CNPq do grupo de pesquisa "Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica".

Dante Henrique Moura -  possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). Participou (2005 a 2007) dos Grupos de Trabalho que elaboraram, no âmbito do MEC, os Documentos Base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e do Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio. Coordenou o FORPRED Nordeste de outubro de 2015 a agosto de 2017. Integrou o Comitê Científico da ANPEd, representando o GT09 (Trabalho e Educação), de outubro de 2015 a outubro de 2017. A partir de outubro de 2017 assumiu a coordenação do GT09 da ANPEd.

Mad'Ana Desiree Ribeiro de Castro - Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, câmpus Goiânia Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, educação profissional, proeja, política de educação profissional e tecnológica. Atualmente participa da pesquisa Desafios da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambiente/mídias virtuais, subprojeto UFG, IFG, IFGoiano, vinculada ao Programa Observatório da Educação da CAPES. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Câmpus Goiânia/IFG.

Por Paulo Cunha CCS / - Reitoria

Assunto(s): Seminário