Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Primeiro dia dos Jogos Intercâmpus mobiliza centenas de atletas do IFSul
começou

Primeiro dia dos Jogos Intercâmpus mobiliza centenas de atletas do IFSul

Competição terá nove modalidades esportivas e definirá os estudantes classificados para a etapa regional sul dos JIFs

• Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 00h11
  • Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 00h11

Mais de 400 estudantes de 12 câmpus disputando nove modalidades. Esses são alguns números que dão a dimensão dos Jogos Intercâmpus do IFSul (JIIFSul). A maior competição esportiva do instituto teve início nesta quarta-feira (13), quando ocorreu a abertura oficial, e também terá disputas nos dias 14, 19, 20 e 21 de junho nas modalidades: atletismo, futebol handebol, basquete, vôlei, futsal, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa.

Neste ano, todas as competições acontecerão na cidade de Pelotas, com disputas nos câmpus Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça, no Sesi, no Ginásio Municipal de Educação e no campo do Bancário. Essa etapa do campeonato conta com atletas dos câmpus Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Bagé, Camaquã, Charqueadas, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.

Finalizado o primeiro dia da competição, o professor de educação física do câmpus Pelotas e coordenador dos jogos, Vinícius Costa, comenta que, mesmo com as dificuldades logísticas de organizar um evento com tantos participantes, as atividades fluíram bem ao longo do dia. "Os jogos do IFSul cresceram muito nos últimos anos, então é um desafio cada vez maior para a organização", destaca o docente, ressaltando a importância do apoio de uma rede de parceiros na acomodação e alimentação dos atletas, bem como na cessão de espaço para as competições.

Chance de conhecer colegas de diferentes partes do estado

Um dos destaques deste ano foi a estreia dos câmpus Lajeado e Novo Hamburgo na competição. Alunos de mecatrônica em Novo Hamburgo, Carlos Eduardo Oliveira e Lucas Machado se mostraram entusiasmados em fazer parte da primeira turma de atletas a representar o câmpus nos Jogos. "É a primeira oportunidade de disputar uma competição assim, e esse contato com os alunos de outras cidades tem sido muito legal", contou Lucas pouco antes de entrar em quadra para o jogo de basquete.

O que é novidade para alguns é quase frequente para outros. As estudantes de refrigeração e climatização do câmpus Venâncio Aires, Rafaela Baierle e Tainá Rachor participam do Intercâmpus pela quarta vez. Para elas, que estão envolvidas nas disputas de vôlei, atletismo, tênis de mesa e futsal, uma das principais marcas dos Jogos é justamente a possibilidade de fazer novas amizades com alunos de outras escolas. Rafaela, inclusive, relatou que o Intercâmpus rendeu amizades que levará para o resto da vida.

Ver cheias as quadras que habitualmente são frequentadas somente pelos alunos locais animou os anfitriões do câmpus Pelotas. "É bom ver a energia de todo mundo torcendo, não só do nosso time, mas dos outros também", entende a estudante de Comunicação Visual da unidade, Isadora Oxley, que participa da competição desde 2015. E apesar do clima amistoso e da satisfação em receber atletas de várias partes do estado, a presença de 12 unidades participantes faz com que essa seja uma das edições mais concorridas, o que impactou na preparação dos atletas. "Estamos treinando desde o início do ano, focando bastante nesse campeonato e buscamos bons resultados", conta Isadora.

Cerimônia marcou a abertura oficial dos Jogos

Com a presença de todos os atletas participantes da primeira etapa dos jogos, a abertura oficial do evento foi realizada na noite dessa quarta-feira no ginásio do câmpus Pelotas. Mencionando o simbolismo da união entre esporte e educação, a vice-reitora Adriane Menezes, representando o reitor Flávio Nunes, destacou a satisfação de ver a integração entre os estudantes proporcionada pelos jogos. A confraternização entre os estudantes de diferentes câmpus também foi citada pelo diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa. Ao lembrar a recente realização dos Jogos Intercursos na unidade, o dirigente ressaltou que o incentivo a atividades como essa faz parte da cultura institucional e que a comunidade do câmpus se sente honrada em receber atletas de tantas unidades do IFSul.

Autoridades - Também integraram a cerimônia a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Gisela Loureiro Duarte, o assessor do reitor, Antônio Carlos Brod, o general de Brigada da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, Ernesto de Lima Gil, e o tenente-coronel do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, Eduardo Holcsik.

Classificação para os Jogos dos Institutos Federais (JIF) – Os jogos intercâmpus do instituto são classificatórios para a etapa sul-regional do JIF, quando atletas de todos os institutos federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná disputam vaga para a fase nacional da competição. O JIF da região sul será entre os dias 21 e 24 de agosto em Novo Hamburgo/RS. Já a etapa nacional do JIF será em Fortaleza/CE entre 16 e 21 de outubro.

Confira o calendário dos próximos Jogos:

Quinta-feira (14)

Basquete masculino, vôlei feminino, vôlei de praia feminino, tênis de mesa feminino e masculino – câmpus Pelotas

Futsal masculino – Ginásio Municipal de Educação

Terça-feira (19)

Quarta-feira (20)

Handebol masculino e feminino – Ginásio Municipal de Educação

Vôlei masculino, vôlei de praia masculino, xadrez feminino e masculino – Câmpus Pelotas

Futsal feminino – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Quinta-feira (21)

Futebol de campo masculino – Campo do Bancário

Handebol feminino, vôlei masculino, vôlei de praia masculino, xadrez feminino e masculino – Câmpus Pelotas