Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mais de 120 atletas do IFSul participam da etapa sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais
esporte

Jogos, que envolvem estudantes dos seis institutos federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, tiveram início na terça-feira (21)

• Publicado: Quarta, 22 de Agosto de 2018, 11h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Agosto de 2018, 11h00

Mais de 120 atletas do IFSul chegaram, nessa terça-feira (21), em Novo Hamburgo, para a etapa sul-brasileira da maior competição esportiva da Rede Federal. Com a participação de aproximadamente 800 estudantes das seis instituições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF-Sul) começaram com disputas nas modalidades de basquete, futsal, vôlei de praia, judô e atletismo. Durante a noite, todas as delegações acompanharam a abertura oficial do evento, que se estende até sexta-feira (24).

Após horas de viagem, muitos atletas do IFSul já enfrentaram seus primeiros desafios na competição logo no primeiro dia. Além dos estudantes que representaram o instituto no atletismo, equipes de basquete, futsal e vôlei de praia tiveram seus primeiros jogos na disputa. E a terça-feira foi de vitórias para o futsal feminino (IFSul 3 x 0 IFC) e basquete masculino (IFSul 52 x 39 IFFar) e feminino (IFSul 45 x 35 IFRS). No judô, o atleta Augusto Vogt venceu na categoria e já garantiu vaga para a etapa nacional da competição.

Ter um resultado positivo já no primeiro jogo encheu de motivação as equipes de basquete do IFSul. Embora tenham percebido que o nível competitivo dos Jogos aumentou em relação a edições passadas, as atletas Eduarda Dallmann, Laís dos Santos e Laura Borba veem a vitória no primeiro jogo como uma arrancada de "pé direito". A mesma opinião é compartilhada pelo atleta João Pedro Medeiros. O estudante acrescenta que, mesmo com a vitória inicial, as equipes seguirão focadas em levar para as quadras toda a preparação acumulada nos últimos meses, nos quais o time treinava três vezes por semana.

Para as meninas do futsal, a tensão do primeiro jogo também fez com que a partida fosse sentida com mais dificuldade. "O primeiro jogo é sempre mais complicado, então vencer agora nos dá um pouco mais de confiança e, ao mesmo tempo, nos dá certeza de que precisamos seguir na disputa com os pés no chão", reforçam as atletas Sarah Ribeiro e Amanda Lima.

Cerimônia de abertura marcou oficialmente o início dos jogos

Com a presença das seis delegações participantes, a cerimônia de abertura dos Jogos contou com o desfile de cada instituto, acendimento da tocha olímpica e apresentações artísticas. A solenidade foi acompanhada pelo reitor Flávio Nunes e pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Loureiro Duarte.

E um dos destaques da cerimônia foi a apresentação cultural do grupo de música do câmpus avançado Novo Hamburgo do IFSul. Reunindo estudantes com diferentes aptidões musicais, o grupo apresentou três canções, sendo uma delas composta especialmente para a ocasião. O vocalista e compositor Lucas Machado, também conhecido como Axel, conta que a letra composta para o evento teve como objetivo convidar o público a refletir sobre diferentes questões, como consumismo e qualidade de vida. O grupo também é formado por Dhienifer Martins, João Diehl e Estevão Passos, que afirmam se sentir honrados por integrar uma solenidade como a abertura dos jogos.

Resultados

Para conferir os resultados completos e oficiais dos Jogos, acesse os boletins publicados no site do evento. No Twitter e no Instagram do IFSul, fique por dentro dos resultados do IFSul no evento, além de imagens e atualizações sobre a participação de nossos atletas na competição.