Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Instituições federais alcançam os melhores resultados em avaliação do Inep
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Instituições federais alcançam os melhores resultados em avaliação do Inep

Os resultados, divulgados nesta semana, colocam instituições como o IFSul entre as que tiveram melhor desempenho

  • Publicado: Sexta, 31 de Agosto de 2018, 18h32
  • Última atualização em Sexta, 31 de Agosto de 2018, 18h32

Destaque nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as instituições federais, como o IFSul, alcançaram médias superiores de aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio, quando comparadas com escolas privadas e da rede estadual. A pesquisa, divulgada nesta semana, têm como base resultados compilados em todo o Brasil, no ano de 2017, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mais de 5,4 milhões de estudantes de 70 mil escolas participaram do Saeb, que também avaliou o ensino fundamental no país.

No Rio Grande do Sul, os institutos federais alcançaram média de 332,82 em Língua Portuguesa e 371,67 em Matemática, enquanto na rede privada as médias foram de 320,43 e 337,23, respectivamente. Já na rede estadual, as médias foram de 270,64 e 272,38.

Em relação aos parâmetros de desempenho estabelecidos pelo Inep, mais de 55% dos estudantes do 3º ano do ensino médio de instituições federais do Rio Grande do Sul alcançaram o nível mais avançado de proficiência em matemática e cerca de 22% atingiram este nível em Língua Portuguesa. Na rede privada, os números são de 25,49% e 7,94%, respectivamente, enquanto na rede estadual os percentuais são de 1,69% e de 0,8%.

Redutos de ensino público gratuito e de qualidade - Público e gratuito, o IFSul é uma das três instituições gaúchas pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que conta com outras 38 instituições em todo o país. No estado, o IFSul é formado por 14 câmpus presentes em 13 cidades. Na instituição são oferecidos cursos gratuitos em diferentes níveis e modalidades de ensino, desde a educação básica e tecnológica até o ensino superior.

A avaliação

O Saeb é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep. A avaliação oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio testes e questionários, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados.

A edição de 2017 do Saeb foi a primeira a avaliar os concluintes do ensino médio da rede pública de forma censitária. Também foi inédita a participação voluntária das escolas privadas com oferta da 3ª série do Ensino Médio por meio de adesão. Mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio, de mais de 70 mil escolas foram avaliados com testes de Língua Portuguesa e Matemática. Também foram aplicados questionários para diretores, professores e estudantes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página