Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul leva trabalhos para o maior evento extensionista do sul do Brasil
extensão

IFSul leva trabalhos para o maior evento extensionista do sul do Brasil

Onze projetos do instituto integraram a programação da 36ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Criado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 12h07
  • Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 12h45
  • Última atualização em Segunda, 03 de Setembro de 2018, 17h10

A diversidade de projetos desenvolvidos no IFSul pôde ser reconhecida em um dos mais representativos eventos extensionistas do Brasil. Onze trabalhos do instituto foram apresentados na 36ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), promovido e sediado, neste ano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento ocorreu de terça a sexta-feira (31), em Porto Alegre.

Os trabalhos apresentados pelo IFSul no evento integraram três diferentes modalidades de apresentação: oficina, mostra e tertúlia, um tipo de apresentação oral seguida de roda de discussão. Os projetos participantes foram dos câmpus Camaquã, Jaguarão, Lajeado, Pelotas-Visconde da Graça e Santana do Livramento.

Espaço para troca de conhecimentos

Com o tema “Extensão: ação transformadora”, o Seurs 36 proporcionou discussões sobre a capacidade de a extensão contribuir para modificar a realidade em que se insere. Com variados temas, como direitos humanos, sustentabilidade e relações sociais, a integração entre os extensionistas do sul do Brasil possibilitou a troca de conhecimento entre quem participou do evento, através de debates, atividades culturais e exercícios práticos.

Nas tertúlias – modalidade de apresentação com nove projetos do IFSul participantes –, cada grupo apresentou seu trabalho, seguido de uma roda de conversa para refletir e questionar os temas contemplados. Para isso, as apresentações foram separadas por eixos, a fim de reunir as áreas que dialogassem entre si.

O evento

O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul reuniu mais de mil participantes, entre os dias 28 e 31 de agosto, em Porto Alegre. O evento contou com uma extensa programação cultural, mostra com ações práticas das instituições, sessões de tertúlias, oficinas e minicursos. Participaram da programação delegações de universidades federais, estaduais e institutos dos três estados da região sul do País, trazendo estudantes, docentes, técnicos e representantes de pró-reitorias de extensão.

Projetos do IFSul apresentados no Seurs:

Era uma vez...: a literatura infantil e seus reflexos na escrita – Câmpus Camaquã

Uma conversa fora do armário – Câmpus Camaquã

Capacitação em manejo de ordenha e qualidade do leite – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Proteção fitossanitária agroecológica para agricultura familiar e otimização ambiental dos recursos da propriedade – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Ecofarma: conhecendo as plantas medicinais – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

As ações de extensão do projeto Tecidoteca IFSul/Cavg – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Relato de experiência a partir de um curso de Língua Alemã – Câmpus Lajeado

Relato de uma formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental – Câmpus Lajeado

Divulgação do Câmpus avançado Jaguarão: inserção à cultura, inclusão e tecnologia – Câmpus avançado Jaguarão

Información e integración: IFSul en la frontera y la frontera en IFSul – Câmpus Santana do Livramento

Programação criativa com Scratch – Câmpus Santana do Livramento