Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul abre inscrições para o I Concurso Literário e Fotográfico na Temática da Diversidade Cultural
Últimas notícias

Estudantes, servidores ativos e inativos, professores substitutos e estagiários no âmbito do instituto têm até o dia 15 de outubro para se inscreverem

• Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 11h22
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 11h25

Estás disposto a pensar um pouco sobre a temática da diversidade cultural e expressar isso com palavras ou fotografia? E o que achas de submeter tua ideia a uma comissão avaliadora e concorrer a um prêmio organizado pela instituição? Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para o I Concurso Literário e Fotográfico na Temática Diversidade Cultural do IFSul. Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria.

O objetivo do concurso é promover reflexões da comunidade do IFSul acerca da Diversidade Cultural, contribuindo para a promoção e o sucesso das políticas relacionadas às áreas de Cultura e Educação. Além disso, a iniciativa tem como meta a integração entre a instituição e as comunidades onde ela está inserida, por meio da democratização do acesso aos bens culturais, da promoção e valorização dos conhecimentos das expressões – das culturas populares e tradicionais.

O Concurso insere-se nas reflexões acerca de uma educação que dialogue com a dimensão cultural da dignidade humana, considerando as particularidades de cada indivíduo ou grupo social a que pertença. Tal pensamento é assegurado pela Constituição Brasileira que rege os princípios do Estado Democrático de Direito, pressupondo que o Estado deverá assegurar e salvaguardar as diversas culturas. Também, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSul têm como princípio o reconhecimento e o respeito à Diversidade Cultural.

Podem participar estudantes, servidores ativos e inativos, professores substitutos e estagiários no âmbito do IFSul. Os trabalhos selecionados serão expostos no prédio da reitoria e a interação com a comunidade se efetivará através de visitações guiadas, onde serão oferecidas oficinas e minicursos com os temas do edital.

Confira no edital quais as regras de participação e também as premiações previstas para cada categoria.