Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul recebe comitiva da UTEC do Uruguai para tratar de um convênio para cursos superiores binacionais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSul recebe comitiva da UTEC do Uruguai para tratar de um convênio para cursos superiores binacionais

Tratativas estão adiantadas e a expectativa é de que, a partir de 2019, já haja turmas mistas de tecnólogos em ambos os lados da fronteira

  • Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 11h16
  • Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 08h58

O IFSul recebeu, na última quinta-feira, uma comitiva de gestores da Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec). O objetivo da vista foi dar sequência às tratativas de implantação de cursos superiores binacionais nas cidades de Rivera e Santana do Livramento, cujo convênio será assinado em breve. As primeiras turmas, com estudantes brasileiros e uruguaios, já devem iniciar no próximo ano.
Entre os pontos discutidos estavam a seleção dos estudantes e o número de vagas. A proposta é de que ambas as instituições ofertem turmas que tenham metade dos alunos brasileiros e metade uruguaios. Os processos seletivos dos estudantes no Brasil ficam a cargo do IFSul, enquanto os uruguaios são selecionados pela Utec.
Os gestores da Utec foram recebidos pelo reitor, Flávio Nunes, e aproveitaram a oportunidade para tratar de outros assuntos de interesse das duas instituições. Eles relataram uma série de experiências exitosas no ensino básico de ciências e demonstraram interesse no conhecimento acumulado pelo IFSul no ensino à distância.
De acordo com Flávio Nunes, a vinda da comitiva foi importante para avançar no convênio, que é bastante próximo ao que o IFSul já possui com a Univesidad del Trabajo del Uruguay (Utu), mas agora em relação aos cursos superiores. Para o reitor, este é mais um passo importante no processo de integração regional.
Foi positiva também a impressão do diretor do câmpus Rivera da Utec, Felipe Fajardo Sokol. Ele destacou o intercâmbio que os cursos binacionais podem promover e se disse otimista de que o convênio seja firmado nos próximos meses.
Após a reunião na reitoria, a comitiva visitou as instalações do câmpus Pelotas, acompanhados pelo responsável pela Diretoria de Assuntos Internacionais, César Nogueira.

registrado em:
Assunto(s): Utec , binacional , superior , Uruguai
Fim do conteúdo da página