Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul assina o anexo ao protocolo de intenção com a Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec) para a criação de novos cursos
Assinatura

Assinatura abre caminho para a criação de dois cursos superiores binacionais

• Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 09h59
  • Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 13h11

Foi realizada, na última segunda-feira (26), na cidade de Rivera (Uruguai), a assinatura do anexo ao protocolo de intenção entre o IFSul e a Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec), que abre caminho para a criação de dois cursos superiores binacionais: o de mecatrônica, que será oferecido pela Utec, e o de análise de sistemas, pelo câmpus Santana do Livramento. A formalidade ocorreu durante a inauguração do Instituto Regional Norte (ITR), unidade educacional ligada à Utec, que contou com a presença do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez. A previsão é que os cursos iniciem já no primeiro semestre de 2019. O ingresso de alunos brasileiros será através do Enem, via Sisu. Os uruguaios poderão se inscrever através do site da Utec.

Para o reitor Flávio Nunes, a assinatura desse documento abre novos espaços na consolidação de projetos educacionais com o Uruguai, desta vez, em relação aos cursos superiores. “Teremos obstáculos a vencer para  equiparar-nos ao que já é realizado nos cursos binacionais técnicos de nível médio, mas é um grande passo que deve ser comemorado pela região da fronteira e pelo IFSul,  em especial pelo câmpus Santana do Livramento”, destacou.

“Este é um marco histórico muito importante para o desenvolvimento do nosso câmpus. Foi muito tempo de trabalho, muitas pessoas envolvidas. Precisamos seguir em frente na oferta de carreiras profissionais, contribuindo para o desenvolvimento do ensino na fronteira”, avaliou o diretor-geral do câmpus, Celso Gonçalves.

O conselheiro da Utec, Pablo Chilibroste, agradeceu a participação das instituições que fizeram parte desse empreendimento e ressaltou o caráter binacional das ofertas de algumas carreiras pela Utec e IFSul.

Além do reitor Flávio Nunes, participaram da cerimônia a vice-reitora, Adriane Menezes; o diretor do Departamento de Assuntos Internacionais, César Nogueira; o diretor-geral do câmpus Santana do Livramento, Celso Gonçalves; o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do câmpus, Miguel Dinis e o coordenador de Extensão, Everton Félix. Também estiveram presentes o diretor-geral do câmpus Charqueadas, Jeferson Wolf  e o chefe do Departamento de Pesquisa, Ensino e Extensão, Gléderson Santos. Pelo lado uruguaio, além do presidente, prestigiaram o evento autoridades políticas e representantes do setor educacional.