Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aprimoramentos no Suap integram projeto colaborativo piloto na Rede Federal
rede federal

Aprimoramentos no Suap integram projeto colaborativo piloto na Rede Federal

Em reunião do Fórum de Tecnologia da Informação, desenvolvimento de um módulo voltado às demandas do ensino foi apontado como demanda prioritária na Rede

• Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 12h00
  • Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 12h00

O desenvolvimento de uma série de funcionalidades para os sistemas de gestão da Rede Federal foram pauta de reunião no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Aprimoramentos no Sistema Unificado de Administração Púbica (Suap) e no Sistema Integrado de Gestão (SIG) são exemplos de ações que serão realizadas por meio de grupos de trabalho formados dentro do Fórum de Tecnologia da Informação (Forti).

As atividades resultaram do “Workshop: A Implantação e Desenvolvimento dos Sistemas de Gestão nos 10 anos de Rede Federal”, realizado na sede do Conif, em Brasília, nos dias 26 e 27, com representantes de todos os institutos da Rede Federal. Entre os tópicos abordados no encontro, alguns foram definidos como prioritários para 2019, como a necessidade de aperfeiçoar sistemas que gerenciem o processo de submissão, seleção, acompanhamento dos envolvidos e geração de informações dos projetos de ensino das instituições, assim como já ocorre com projetos de pesquisa e extensão.

A criação de um módulo no Suap voltado ao ensino atenderia, de acordo a diretora de Tecnologia da Informação do IFSul, Carla Pires, uma demanda de diversas instituições da Rede Federal e, por isso, o desenvolvimento da ferramenta integrará um projeto piloto a ser apresentado em setembro deste ano durante a Reunião Anual dos Dirigentes da Rede Federal (Reditec). Além disso, a criação do módulo adequa os sistemas eletrônicos à Portaria 17/2016 da Setec, que estabelece as diretrizes gerais da regulamentação das atividades docentes na Rede Federal e engloba atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O projeto piloto contará com a entrega de três produtos: a) o módulo no Suap, cujo fluxo padrão será definido pelo Fórum de Ensino da Rede Federal, b) documentação e manuais para utilização do módulo, e c) relatório de execução do projeto, com detalhamento das ações, resultados, metodologias e ferramentas utilizadas. O desenvolvimento do novo módulo será realizado por representantes dos Institutos Federais de Goiás (IFG), Maranhão (IFMA), Rio Grande do Norte (IFRN), Amapá (IFAP), Fluminense (IFF), Goiano (IF Goiano), Rondônia (IFRO) e Paraíba (IFPB).