Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul cria comitê técnico para o assessoramento da instituição na área ambiental
meio ambiente

Reunião inaugural marcou o início das atividades da comissão formada por servidores e alunos

• Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2019, 16h50
  • Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 17h13

As ações e políticas ambientais do instituto agora contarão com um assessoramento técnico formalizado. A reunião inaugural do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental do IFSul, ocorrida no dia 14, na Reitoria, marcou o início das atividades da comissão formada por servidores e alunos e criada para atuar oficialmente como uma assessoria da Coordenadoria de Gestão Sustentável do instituto nas questões específicas que envolvam essa área.

A criação do comitê, de acordo com o coordenador de Gestão Sustentável do IFSul, Marcelo Terres, veio para suprir uma necessidade recorrente do setor. “Muitas vezes a coordenadoria precisava recorrer a um assessoramento dos nossos cursos de Gestão Ambiental para a realização de algumas demandas, então o comitê nos permite ter um acesso facilitado a esse amparo técnico”, comenta o gestor, destacando que, para a composição da comissão, cada câmpus pôde indicar seus representantes.

Além da troca de experiências entre os participantes e da apresentação das ações do IFSul dentro da temática, a reunião inaugural do comitê também contou com a realização de um painel ministrado por servidores da UFPel e da Furg. A palestra, que teve como tema a experiência da gestão ambiental nas duas instituições, foi ministrada pelo chefe do Núcleo de Planejamento Ambiental da UFPel, Franco Goulart Knuth, e pelo secretário de Gestão Ambiental da Furg, Cleber Palma Silva.

Pautas futuras

Entre os encaminhamentos da primeira reunião, os participantes sugeriram a sensibilização dos gestores e da comunidade para a importância da temática ambiental como uma das ações a serem viabilizadas. A criação de uma campanha institucional de conscientização foi um dos caminhos apontados para possibilitar essa sensibilização.

Outras ações também foram sugeridas pelos participantes para a composição de pautas futuras de ações: a elaboração de um diagnóstico da situação de cada câmpus em relação às questões ambientais, o fortalecimento e o estímulo a uma atuação conjunta dos Núcleos de Gestão Ambiental Integrada (Nugais), além de um estudo para otimizar a coleta dos resíduos gerados no IFSul, considerando a proximidade geográfica das unidades e a característica desses resíduos.