Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul se destacam em Olimpíada Nacional de História do Brasil
Competição nacional

Estudantes do IFSul se destacam em Olimpíada Nacional de História do Brasil

Alunos do instituto formam duas das 14 equipes classificadas no estado para a quinta fase da competição

• Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 18h08
  • Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 18h10

Duas equipes do IFSul estão entre as 14 classificadas do estado para a quinta fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Após passarem por quatro fases da competição, os grupos representantes do instituto buscam agora a classificação para a sexta e última fase online da disputa. Se classificadas na última etapa a distância, que ocorrerá na semana que vem, as duas equipes concorrem à vaga na final presencial da competição, marcada para agosto, em Campinas-SP.

Orientadas pelo professor Deomar Villagra Neto, as equipes do IFSul são formadas por estudantes dos cursos de agroindústria e meio ambiente do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, além do curso de agroecologia desenvolvido em parceria entre o instituto e a Escola Família Agrícola da Região Sul (Efasul), de Canguçu.

A equipe que representa o câmpus Peloras-Visconde da Graça, "Lendas do Sul", é composta pelos estudantes Isabel Araújo, Shara Sodré e Kauã Latorre. A equipe que representa a parceria Efasul, de Canguçu, e o IFSul, "EcoGirls", é composta pelas estudantes Carine Bunde, Lavínia Holz e Jordana Pagel.

Para chegarem a esta quinta fase, que se encerra no sábado (8), os estudantes do IFSul concorreram com 18,5 mil grupos inscritos, sendo 450 do Rio Grande do Sul. Em cada etapa da competição online, os participantes tinham acesso às provas na segunda-feira e prazo de entrega das tarefas no sábado.

Saiba mais

A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um formato original, sendo realizada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história da escola. A ONHB conta com seis fases online, além da final presencial, que, neste ano, está marcada para os dias 17 e 18 de agosto em Campinas-SP.

A competição é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assunto(s): Olimpíada , História , Destaque