Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul publica nota sobre situação orçamentária da instituição

IFSul publica nota sobre situação orçamentária da instituição

Texto traz relato sobre o assunto, debatido em reunião do Colégio de Dirigentes, na última sexta-feira (9)

• Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 17h45
  • Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 17h46

O Colégio de Dirigentes (Codir), em sessão extraordinária, realizada nesta última sexta-feira, 9 de agosto, no câmpus Sapucaia do Sul, reuniu-se com o objetivo de avaliar a gravidade da situação orçamentária a qual o IFSul enfrenta. Diante dos atuais contingenciamentos do orçamento e do bloqueio de 37% das despesas discricionárias, a Instituição ficou obrigada a funcionar com a apenas 63% do que foi originalmente previsto na Lei Orçamentária Anual.

Assim, foi necessário definir estratégias para dar continuidade às atividades do ano letivo, o que levou a um quadro de suspensão de muitas ações importantes, as quais contribuem com a reconhecida qualidade da educação que oferecemos. Do limite orçamentário atual disponível, que está em 58%, restam apenas 5% a serem recebidos, se o bloqueio permanecer. Com essa limitação, teríamos que manter a Instituição pelo restante do ano; ou seja, é inviável permanecermos em pleno funcionamento, porque ainda restam 4 meses de compromissos financeiros a serem honrados.

Pelas razões expostas, na sessão extraordinária do Codir ficou decidido que, com o orçamento que possuímos, podemos assegurar a manutenção e o funcionamento da Instituição apenas para o mês de agosto. No final do mês, o Colegiado fará outra avaliação do cenário para a tomada de novas decisões no que tange à execução dos 5% que ainda podemos receber e que deverão dar conta do mês de setembro. Cabe ressaltar que, mesmo com a recomposição do nosso orçamento previsto para 2019, os reflexos do contingenciamento são irreversíveis, uma vez que diversas ações de ensino, pesquisa e extensão deixaram de ser realizadas, o que prejudica a qualidade oferecida em nossos cursos e atinge mais de 24 mil estudantes.

Por uma educação pública, gratuita e de qualidade referenciada pela sociedade.

Colégio de Dirigentes

Assunto(s): nota , contingenciamento , codir