Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia seleciona estudantes brasileiros para intercâmbio
OPORTUNIDADE

Estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio terão a oportunidade de irem ao Japão para um intercâmbio de curta duração. Os selecionados terão a oportunidade de terem aula com ganhadores do Prêmio Nobel

• Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 18h29
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 18h29

Não é necessário ter muito conhecimento na área para saber que o Japão é referência mundial quando falamos de pesquisa científica e tecnológica. Imagine só ter a oportunidade de ir ao país para uma imersão na área da ciência e tecnologia e ter aula com ganhadores do Prêmio Nobel!? Pois a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia levará estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de curta duração!

Segundo informações do edital publicado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ao todo serão selecionados dez estudantes, dois de cada região do Brasil. Cada instituição de ensino poderá indicar um candidato para participar da seleção nacional a partir de processos seletivos individuais.

O edital que rege a pré-seleção do IFSul que escolherá o estudante indicado para participar da seleção nacional já foi publicado. Dentre os critérios de participação estão: ser cidadão brasileiro, estar regularmente matriculado no penúltimo ou último semestre de um curso técnico integrado que esteja dentre os eixos tecnológicos citados no edital e ter rendimento igual ou superior a oito nas disciplinas já cursadas.

>>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL COM TODAS AS INFORMAÇÕES OFICIAIS

A lista completa com todos os cursos do IFSul aptos para participarem da seleção, assim como os demais critérios para participação e todas as informações oficiais referentes à inscrição podem ser consultados no edital.

Os dez estudantes selecionados participarão do Programa Sakura Science High School e terão sete dias de imersão na área da ciência e tecnologia avançada, visitando universidades e centros de pesquisa, participando de atividades com discentes japoneses e tendo aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel. Segundo o edital, ainda estão entre os benefícios concedidos aos dez contemplados os gastos com passagens áreas para viagem internacional e relativos à alimentação, hospedagem e deslocamento terrestre no Japão.