Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o programa de intercâmbio Brafitec
intercâmbio

Inscrições abertas para o programa de intercâmbio Brafitec

Edital, voltado a estudantes das engenharias elétrica, mecânica e química do IFSul, tem inscrições abertas até 17 de abril. Intercâmbio ocorre a partir de setembro em instituições francesas

• Publicado: Quarta, 08 de Abril de 2020, 18h46
  • Última atualização em Quarta, 08 de Abril de 2020, 18h46

Estudantes das engenharias elétrica, mecânica e química do IFSul poderão concorrer a uma das três vagas ofertadas no instituto para realizar intercâmbio na França. As inscrições para o Programa de Cooperação Franco-brasileira no mbito da Formação de Engenheiros - Capes/Brafitec poderão ser realizadas, via internet, até o dia 17 de abril.

>> CLIQUE AQUI PARA LER O EDITAL COMPLETO

A seleção prevê a realização de intercâmbios de um ano acadêmico, com partida prevista para setembro de 2020. O programa de estudos, de dois semestres acadêmicos, abrange a realização de disciplinas e, eventualmente, também estágio em empresa ou laboratório de pesquisa. As instituições francesas parceiras do IFSul no programa são a École des Mines d’Alès (EMA) e a Sigma Clermont.

Dentre outros pré-requisitos para candidatura (confira a lista completa no edital), os estudantes regularmente matriculados nesses cursos devem ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso até a data de início da missão de estudos; ter, no retorno ao Brasil, pelo menos um semestre letivo a cumprir; ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 7; ter obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos; não ter sido contemplado anteriormente com bolsa de estudos no exterior; não ser beneficiário de outra bolsa concedida pela Capes ou por quaisquer agências nacionais de fomento; e possuir proficiência no idioma francês nível B1.

Os estudantes serão selecionados segundo desempenho acadêmico, curriculum vitae (plataforma Lattes) e carta de motivação, em francês, evidenciando a importância do intercâmbio no projeto profissional do candidato. Os benefícios oferecidos aos alunos contemplados incluem bolsa no exterior, auxílio-instalação, seguro de saúde e auxílio deslocamento (passagem de ida e volta).