Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul extrai resultados parciais de pesquisa com comunidade acadêmica
levantamento

IFSul extrai resultados parciais de pesquisa com comunidade acadêmica

Estudo busca identificar, entre outras coisas, o percentual de estudantes e servidores que fazem parte ou residem com pessoas pertencentes aos grupos de risco da Covid-19

• Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 12h44
  • Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 12h44

O IFSul busca informações sobre a comunidade acadêmica para subsidiar decisões e traçar protocolos de proteção mais efetivos no combate à propagação do Coronavírus. Uma pesquisa entre estudantes e servidores vem sendo feita durante a pandemia e os primeiros resultados já estão ajudando os gestores, mas é necessário ampliar a participação. Os dados coletados nesta segunda-feira (22) mostram que 21% dos estudantes e 52% dos servidores responderam ao formulário, considerando professores, técnicos administrativos, terceirizados e estagiários.

>> SE VOCÊ É SERVIDOR, PROFISSIONAL TERCEIRIZADO OU ESTAGIÁRIO, CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DA PESQUISA

>> SE VOCÊ É ESTUDANTE, CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DA PESQUISA

Entre os principais resultados encontrados até agora está o fato de que 83% dos estudantes fazem parte do grupo de risco ou atendem ou moram com pessoas pertencentes a algum grupo de risco para a Covid-19. O percentual entre servidores é de 75%. Tais dados são fundamentais para subsidiar a comissão que trabalha em protocolos durante a pandemia e em possíveis cenários posteriores.

Outro ponto questionado pela pesquisa é em relação às necessidades de transporte até as unidades do IFSul. Entre os respondentes, mais de 60% dos estudantes utiliza o transporte público para assistir às aulas. A maioria deles, mais de 65%, se desloca dentro da mesma cidade onde reside com a família, embora 28% precise se deslocar diária ou semanalmente para outros municípios onde residem. Entre os servidores a utilização do transporte coletivo é menor, cerca de 20%.

Os resultados obtidos nas pesquisas servirão de base para a definição das estratégias de prevenção do contágio quando as atividades presenciais forem retomadas na instituição. Sem data para finalização da pesquisa, os questionários ficarão disponíveis para a comunidade, e, periodicamente, a instituição fará uma totalização das participações para acompanhar os resultados.