Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul aprova Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024
pdi

IFSul aprova Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024

Documento, que prevê o desenvolvimento da instituição para os próximos cinco anos, foi aprovado em reunião virtual ordinária do Conselho Superior

• Publicado: Quinta, 16 de Julho de 2020, 11h55
  • Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 11h58

Tão importante quanto o crescimento e o fortalecimento de uma instituição é o planejamento detalhado e objetivo do seu desenvolvimento. E, no IFSul, o novo documento que define os rumos da instituição por um período de cinco anos foi aprovado em reunião virtual ordinária do Conselho Superior (Consup). Na apreciação do Consup, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 foi aprovado por unanimidade.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PDI 2020-2024

Além de ser um instrumento de planejamento organizacional do IFSul, o PDI é um documento exigido pelo Ministério da Educação para o processo de credenciamento e avaliação das instituições de ensino que ofertam cursos superiores. A função do Plano é identificar o estado atual da instituição e para onde ela quer se desenvolver e estar ao final do período de cinco anos, fornecendo as bases para o instituto executar seus processos estratégico, didático, pedagógico e de gestão durante seu período de vigência.

A aprovação do PDI 2020-2024 pelo Conselho Superior, de acordo com o reitor Flávio Nunes, coroa um trabalho que envolveu toda a comunidade acadêmica dos câmpus e da Reitoria ao longo de quase dois anos de atividades para a sua elaboração. “Esta participação deve ser exaltada como muito importante, pois permitiu que todos e todas pudessem opinar sobre os rumos que a instituição terá como objetivo ao longo dos próximos anos”, destaca o dirigente, agradecendo o envolvimento da comunidade e o empenho da Comissão Central e das Comissões Locais no processo.

Após o resultado positivo da apreciação do Plano no Consup, a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFSul, Ana Paula Nogueira e Silva, destaca que o trabalho está apenas começando, pois ressalta a necessidade de toda a comunidade acadêmica se apropriar do documento. “Nós precisamos internalizar o PDI na instituição para que toda a comunidade entenda do que se trata o Plano, quais os seus objetivos e o que podemos fazer com ele, para que seja realmente um instrumento a serviço da instituição e do seu desenvolvimento. Um documento como esse serve inclusive para situações como a que estamos vivendo, em que, embora não possamos controlar o contexto externo, conseguimos não perder de vista o rumo estabelecido pela comunidade”, avalia.

Construção coletiva

Resultado de uma consistente construção junto à comunidade acadêmica, o PDI foi elaborado ao longo de 2019 pelas diversas comissões envolvidas em todas as unidades do instituto, articuladas pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Considerando a complexidade do documento e da estrutura da instituição, uma das principais preocupações da comissão central, segundo Ana Paula, era garantir a participação da comunidade na construção do documento. A formação das comissões foi o primeiro ponto que tentou contemplar esse desafio. “Para os conteúdos que precisavam de maior envolvimento da comunidade, como o planejamento estratégico, foram promovidos pela comissão temática diversos momentos junto à comunidade, como os Fóruns de Diagnóstico Institucional em todos os câmpus e Reitoria e também questionários online para ouvir as comunidades interna e externa, além de reuniões presenciais com a comunidade”, relata a gestora.

Consulta à comunidade - Após a sistematização do material elaborado junto a todas as unidades, foi aberta uma consulta pública entre fevereiro e março deste ano para que a comunidade pudesse avaliar o texto na íntegra do PDI, a fim de sugerir ajustes e correções em relação à redação final do documento. De acordo com a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFSul, Ana Paula Nogueira, nessa etapa, a comissão central recebeu 33 contribuições válidas da comunidade, que geraram uma modificação na minuta e encaminhamentos para as áreas responsáveis pelo seu tratamento (as contribuições recebidas no processo podem ser consultadas neste link).

Realizada a consulta à comunidade, o texto do PDI foi finalizado ainda no mês de março. Ana Paula destaca que após a conclusão da redação, o documento ainda passou por um novo tratamento pela comissão central para adaptar o texto à linguagem não sexista, seguindo orientação do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) da Reitoria. Com a realização da primeira reunião ordinária do Consup de forma virtual na última semana, o documento, finalizado, pôde ser submetido à apreciação do Conselho, que aprovou o texto por unanimidade.

Saiba mais - O processo de construção do PDI 2020-2024 do IFSul (clique aqui para acessar todo o material relacionado) teve início com a aprovação do plano de trabalho pelo Consup em setembro de 2018. A partir daí, foram compostas as diferentes comissões que atuaram na elaboração do Plano: Comissão Central, Comissões Temáticas, Comissões Locais e Comissão Operacional. De acordo com Ana Paula, a composição de comissões temáticas para a elaboração de alguns capítulos foi um diferencial desse trabalho, inclusive utilizando edital para seleção dos integrantes na Comissão Temática “Perfil Institucional e Planejamento Estratégico”. Outro diferencial, segundo a gestora, foi a composição da comissão central com representantes do Conselho Superior para garantir a representatividade dos segmentos da comunidade acadêmica (discente, docente e técnico-administrativo).