Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul começa a utilizar pacote de serviços da Google voltado à educação
ferramentas digitais

IFSul começa a utilizar pacote de serviços da Google voltado à educação

Com a utilização da plataforma, a comunidade acadêmica terá acesso a diferentes ferramentas integradas, como e-mail, videoconferência, bate-papo, agenda, compartilhamento de arquivos e ambientes virtuais de aprendizagem

• Criado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 14h58
  • Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2020, 13h07
  • Última atualização em Sexta, 30 de Outubro de 2020, 13h07

Como forma de dispor de um conjunto de serviços digitais integrados de comunicação e colaboração, o IFSul aderiu à utilização do G Suite for Education, uma plataforma da Google voltada a instituições de ensino. Com a adesão, a comunidade acadêmica terá acesso a diferentes ferramentas integradas, como e-mail, videoconferência, bate-papo, agenda, compartilhamento de arquivos e ambientes virtuais de aprendizagem.

A utilização do pacote de serviços, segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), não tem custos para a instituição e permite que todos os servidores e estudantes do IFSul utilizem uma conta de e-mail institucional para acesso aos serviços da plataforma. Além disso, a DTI projeta que a solução traga mais segurança e eficiência, mitigando problemas relacionados ao recebimento de mensagens de spam e às limitações de espaço nos serviços de armazenamento de e-mail e ampliando as ferramentas para comunicação institucional.

Todos os detalhes e formas de acesso aos serviços estão disponíveis em uma nova página criada no site e que poderá ser acessada a partir do Espaço do Estudante e do Espaço do Servidor. Clique aqui para conhecer a página com todas as informações.

Migração dos e-mails

A DTI, em conjunto com as equipes dos câmpus, está organizando a migração dos e-mails institucionais do sistema antigo para o novo sistema. A partir do dia 31 de outubro, os e-mails institucionais já poderão ser acessados pelo Gmail. De acordo com a diretora de Tecnologia da Informação, Carla Pires, pode haver, nesta data, alguma indisponibilidade nos sistemas institucionais devido à migração, já que o processo pode demorar até 24 horas para ser concluído.

Com a migração, as listas de e-mails serão convertidas para caixas colaborativas (grupos) permanecendo as mesmas configurações e permissões. As mensagens antigas continuarão disponíveis apenas para consulta no endereço antigo, lembrando que o mesmo deixará de enviar e receber novas mensagens em data a ser comunicada no portal do IFSul.

>> CONFIRA COMO SERÁ O NOVO ACESSO AO E-MAIL INSTITUCIONAL

Pacote de serviços digitais

Com a utilização da plataforma, a comunidade acadêmica do IFSul poderá utilizar um conjunto de recursos de comunicação e educação de modo integrado em diferentes dispositivos, como computador, smartphone e tablet. Em breve, a DTI, junto à Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE), disponibilizará tutoriais para orientar a utilização de todas as ferramentas disponibilizadas. Confira alguns dos serviços gratuitos oferecidos:

Gmail - serviço de e-mail

Hangouts Chat - plataforma de comunicação

Meet - aplicação de videoconferência

Agenda - serviço para criação e compartilhamento de calendários

Keep - aplicativo de notas para salvar ideias em forma de texto, lista, foto e áudio

Drive - espaço online para criação, edição e armazenamento de documentos

Sala de Aula - plataforma digital com recursos para criação, realização e recebimento de atividades educativas

Site - ferramenta para criação de sites

>> CLIQUE AQUI PARA CONHECER OS DETALHES DE CADA RECURSO