Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e egressos do IFSul abrem cooperativa binacional na área florestal
Câmpus Santana do Livramento

Estudantes e egressos do IFSul abrem cooperativa binacional na área florestal

Iniciativa, que conta com 19 integrantes do Brasil e do Uruguai na fundação da sociedade, desenvolve projetos especializados em gestão sustentável

• Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 19h38
  • Última atualização em Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 19h53

Uma iniciativa nascida no curso técnico binacional em Florestas, do câmpus Santana do Livramento, se consolidou como uma cooperativa inovadora no Mercosul. Formada por 19 integrantes do Brasil e do Uruguai na fundação da sociedade, entre estudantes e egressos do IFSul, a Cooperativa de Trabalho Binacional de Estudantes e Técnicos Florestais, a Cootrabines, tem como função desenvolver projetos especializados em gestão de espaços verdes, educação e conservação florestal e ambiental.

Fortalecimento da região

Além de ser uma ponte entre estudantes egressos e o mundo do trabalho, a cooperativa nasce com o propósito de fortalecer a região da fronteira por meio de uma atuação voltada às necessidades locais. “A comunidade será beneficiada com os nossos serviços, quanto à educação e preservação ambiental, criação de projetos sustentáveis para todo espaço verde, seja público e/ou privado, além do reconhecimento e valorização da cultura local, ajudando na identificação de espécies nativas da região”, destaca a presidente da cooperativa e egressa do IFSul, Denise Leal. Segundo ela, a Cootrabines, no âmbito social, também “deseja realizar oficinas e palestras gratuitas ou de baixo custo, de acordo com as necessidades das comunidades que serão atendidas.”

Binacionalidade e o papel do IFSul

Ressaltando o papel do IFSul na consolidação da iniciativa, Denise conta que o fato do curso técnico em Florestas ser binacional possibilitou que estudantes brasileiros pudessem ingressar na rede de ensino do Uruguai e vice-versa. “A binacionalidade é fator primordial na criação da cooperativa, e o IFSul tem muita relevância na criação do projeto”, comenta a presidente, destacando o pioneirismo de uma cooperativa formada por estudantes no Mercosul.

De acordo com Denise, a proposta de criar a cooperativa surgiu da necessidade de facilitar a inserção de estudantes egressos no mundo do trabalho. Ela conta que a ideia partiu do professor Eduardo Rodríguez ao perceber a união e coesão do grupo binacional. “O IFSul tem uma grande importância, considerando que é um órgão federal e importantíssimo em relação à binacionalidade. O câmpus está fazendo uso de suas redes para contribuir com a impulsão da cooperativa”, complementa.

A cooperativa é formada por 12 egressos do curso e sete ainda em formação. Um destaque dado pela presidente é em relação à composição da equipe, com uma consistente presença feminina: elas são nove entre os 19 integrantes.

Atividades

Entre algumas das atividades realizadas pela cooperativa estão a prestação de serviços de cuidado às florestas e áreas, protegidas; gestão florestal e ambiental em funções operacionais e de assessoria; reciclagem de produtos florestais, agroflorestais, agrícolas e ambientais; assessoria técnica, econômica e administrativa; serviço de desenho e gestão de espaços verdes, plantações, podas, desbastes e colheitas; investigação, conservação, uso e melhoramento dos recursos naturais renováveis, bem como a educação e promoção de práticas agrícolas sustentáveis, soluções materiais e sociais e melhorias para o ambiente, incluindo as de paisagismo, recreação natural ou turismo; entre outras.

Para conhecer e acompanhar o trabalho realizado pela Cootrabine, acesse as páginas da cooperativa no Facebook e no Instagram. Contatos com a cooperativa podem ser feitos também pelo e-mail cooperativatecforestal@gmail.com.