Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Consup aprova proposta de regulamento para eleição de membros da COE
Início do conteúdo da página
Eleições IFSul

Consup aprova proposta de regulamento para eleição de membros da COE

Documento apresenta o cronograma e as regras para eleger os representantes das três categorias que irão conduzir o processo de escolha para Reitoria e direções-gerais

  • Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 10h14
  • Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 17h42

O Conselho Superior do IFSul (Consup) aprovou, nesta sexta-feira (12), a proposta regulamento para eleição da Comissão Eleitoral (COE) que vai realizar o processo de escolha da nova gestão da Reitoria e dos 14 câmpus do IFSul. O documento fica a disposição da comunidade até o dia 19 de fevereiro, quando serão recebidos recursos sobre o regulamento, pelo email precoe@ifsul.edu.br. As candidaturas para fazer parte da comissão devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Pré-COE, que elaborou o documento e o apresentou ao Consup.

>> Consulte aqui o Regulamento

De acordo com o cronograma aprovado, aqueles(as) interessados(as) em fazer parte da COE devem fazer a inscrição entre os dias 22 e 23 de fevereiro. Em seguida, cabe a cada categoria decidir quem serão os representantes que vão conduzir o processo eleitoral na instituição. A eleição da COE será realizada pelo sistema Helios Voting, através de um link compartilhado na página do processo eleitoral no site do IFSul, no dia 25 de fevereiro. O resultado deve ser homologado por nova reunião do Consup, prevista para o dia 01 de março.

Segundo o regulamento, as Comissões Eleitorais (COE) de cada câmpus devem ser constituídas de três representantes do corpo docente, três representantes do corpo técnico-administrativo em educação, três representantes do corpo discente e de um a três suplentes para cada segmento. O documento ainda estabelece que a reitoria terá uma equipe de trabalhos para a eleição de seus representantes, que será composta por três membros do corpo técnico-administrativo e seus suplentes.

Atenção estudantes

A Pré-COE destaca a importância de que estudantes que não tenham seu acesso ao Suap procurem o setor de registros acadêmicos de seu câmpus, já que não será possível votar sem tal acesso.

Sobre as eleições

O processo eleitoral do IFSul, iniciado no último dia 5 de fevereiro irá permitir que a comunidade acadêmica do instituto eleja o(a) novo(a) reitor(a) e diretores(as) dos câmpus. O processo deve levar 90 dias, de acordo com cronograma a ser estabelecido pela comissão eleitoral (COE). As novas gestões eleitas devem estar à frente do instituto entre 2021 e 2025.

Após os representantes das categorias no conselho (Pré-COEs) elaborarem o regulamento e a eleição das COEs, o resultado é apresentado no Consup para homologação e definição de uma COE central. A partir daí é elaborado um novo regulamento para o processo eleitoral em si, contendo também o cronograma eleitoral, com prazos para inscrição das chapas, campanha e datas da consulta à comunidade.

O regulamento deve receber um parecer da Procuradoria Federal da instituição e ser homologado pelo Consup. Após a eleição e homologação do resultado também pelo Conselho Superior, o nome do vencedor da eleição para a Reitoria é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

Fim do conteúdo da página