Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições do processo seletivo para cursos técnicos e superiores do IFSul terminam nesta terça-feira
PROCESSO SELETIVO

As vagas são para cursos dos câmpus Bagé, Camaquã, Gravataí, Passo Fundo, Sapiranga e Santana do Livramento

• Publicado: Segunda, 04 de Outubro de 2021, 11h14
  • Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 11h23

Terminam, nesta terça-feira, 5 de outubro, às 19h, as inscrições do processo seletivo para ingresso em cursos técnicos e superiores do IFSul. Todos os cursos ofertados são gratuitos. As vagas são para cursos técnicos e superiores dos câmpus Bagé, Camaquã, Gravataí, Passo Fundo, Sapiranga e Santana do Livramento.

>> CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OS CURSOS E REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO

>> ACESSE AQUI AS INFORMAÇÕES COMPLETAS SOBRE OS EDITAIS DO PROCESSO SELETIVO

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, os alunos aprovados serão matriculados em cursos que estão com atividades pedagógicas não presenciais até que as condições de saúde permitam o retorno de forma presencial. A data de início das aulas será estabelecida de acordo com calendário acadêmico aprovado em cada câmpus. O gestor ressalta ainda que o IFSul está flexibilizando a entrega da documentação comprobatória de conclusão da escolaridade, de acordo com a instrução normativa da Proen.

IMPORTANTE: As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais do Vestibular, que devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.

Cursos técnicos

A seleção para os cursos técnicos será realizada por meio de sorteio eletrônico, que contará com transmissão ao vivo prevista para o dia 08 de outubro, às 10h. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.

Forma integrada - Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma integrada somente os candidatos que comprovarem conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, na data da matrícula.

Forma subsequente - Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma subsequente os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

Cursos superiores

Para os cursos superiores, o sistema utilizará para classificação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, 2019 ou 2020. Para efeitos de classificação, o candidato deverá informar no momento da inscrição, a partir de sua livre escolha, o ano da edição do Enem que deseja utilizar. De acordo com o edital, o resultado deverá ser publicado a partir do dia 15 de outubro. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição. Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos superiores os candidatos que possuam o Ensino Médio completo.

Sistemas de ingresso - Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.