Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encerramento de evento sobre a Política de Inovação do IFSul ocorre nesta quinta-feira (14)
Últimas notícias

O término das atividades do Colóquio de apresentação da minuta da Política de Inovação ocorrerá nesta quinta-feira (14), às 18h. Evento será transmitido pelo Canal de Pesquisa do IFSul no YouTube

• Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 09h18
  • Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 09h18

O Colóquio de apresentação da minuta da Política de Inovação será encerrado nesta quinta-feira (14), às 18h. A atividade terá como tema "O papel da política de Inovação em uma ICT".

A transmissão ao vivo será feita pelo Canal de Pesquisa do IFSul no YouTube, na mesma dinâmica em que ocorreram as atividades anteriores do colóquio: após a fala dos convidados, será aberto um espaço para perguntas e respostas.

O evento contará com a presença do procurador-chefe do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Leopoldo Muraro, e da procuradora federal do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Diana Azin.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nit@ifsul.edu.br.

Sobre a Política

A Política de Inovação é um documento exigido às instituições científicas, tecnológicas e de inovação.

“De forma geral, a Política de Inovação é um documento que vem para normatizar como o instituto vai cumprir o que a legislação federal, inclusive a Constituição Federal, pede para o Estado brasileiro, no sentido de melhorar seus níveis de inovação, ciência e tecnologia”, explica o titular da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Coint), Diego Rodrigues Pereira.

A Política de Inovação deve prever alguns assuntos específicos que tratam de facilitar o contato do instituto com a sociedade, como, por exemplo, com pesquisadores independerdes, empresas, ONGs e prefeituras, com o objetivo de produzir melhores níveis de inovação. A intenção é fazer   com que a pesquisa chegue ao mercado, transformando "o conhecimento em produtos, processos e serviços que resolvam problemas reais da sociedade”, diz Diego.

Outro aspecto importante, relacionado à Política, diz respeito à proteção da propriedade intelectual produzida no IFSul. "Sem a política de inovação e, portanto, sem as normativas e procedimentos que ela deve definir, qualquer criação realizada no instituto fica vulnerável quanto a sua proteção. Tanto o IFSul quanto o pesquisador assumem este risco", alerta o coordenador.

A promoção do evento é do Grupo de Trabalho responsável pela construção da Política de Inovação do IFSul em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp) através da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Coint). As reuniões com as comunidades dos câmpus e da Reitoria estão sendo agendadas.