Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul produz e distribui cartilha educativa sobre uso adequado de água de poços 
Início do conteúdo da página
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

IFSul produz e distribui cartilha educativa sobre uso adequado de água de poços 

Material apresenta ações preventivas com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito do que se pode ou não fazer no manuseio de água de poços

  • Escrito por Lúcia Volcan Zolin | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 10h22
  • Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h52

Como usar corretamente as águas subterrâneas dos poços artesianos? Uma cartilha educativa produzida pelo IFSul procura esclarecer essa dúvida, apresentando ações preventivas, a fim de conscientizar as pessoas a respeito do que se pode ou não fazer no manuseio de águas advindas desses poços.  

Também são elencadas as possíveis causas de contaminação da água de um poço, tais como descarte incorreto de lixo e resíduos industriais; uso de agrotóxicos ou fertilizantes e vazamento de fossas ou redes de esgoto.  

“A ocupação da região rural em virtude dos vários empreendimentos que surgiram nos últimos anos, como pedreiras, frigoríficos, plantações e cemitérios; a falta de gestão pública no que diz respeito a lançamento de esgotos das casas e a desinformação sobre a forma correta de se cuidar da manutenção adequada são fatores que comprometem a qualidade da água de poços ou cacimbas”, explica o coordenador do projeto que deu origem à cartilha, Jander Monks.

Além do viés educativo, no material é apresentado um mecanismo simples e de baixo custo para a cloração e filtração da água. 

 

Sobre a produção do material

 

O desenvolvimento da cartilha envolveu alunos e professores do mestrado profissional em engenharia e ciências ambientais; dos cursos de graduação em engenharia química e design do câmpus Pelotas e obteve apoio da Empresa Ecocell, de Pelotas. 

O projeto tomou forma a partir da iniciativa da engenheira geóloga Marciele Goetzke, mestranda em engenharia e ciências ambientais, sob a orientação do professor do curso de engenharia química, Jander Monks.

 

Como acessar a cartilha

A cartilha é pública e gratuita, podendo ser utilizada por qualquer pessoa interessada em disseminar as informações que nela estão contidas. 

 O acesso pode ser feito por meio do QR Code no impresso e, também, pelo site do curso de engenharia química.

 

 >>> ACESSE A CARTILHA AQUI

 

 

Distribuição do material impresso

 A primeira distribuição impressa da cartilha ocorreu no Parque Tecnológico de Pelotas, durante o Ciclo de Palestras, atividade que integrou o 1º Fórum Ambiental do IFSul,  promovida em parceria com a Secretaria Ambiental (SQA) de Pelotas. Na ocasião, foram distribuídos exemplares do material e apresentadas instruções de como tornar as águas de poços artesianos livres de microrganismos poluentes. 

O material também foi distribuído no estande do IFSul durante a Fenadoce.  Jander Monks explica que, no evento, por meio de um kit de cloração e filtro foi demonstrado como é possível melhorar a qualidade da água do poço, usando-se um sistema barato e ao alcance de todos. Ao todo foram distribuídos cerca de mil exemplares da cartilha.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página