Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas começa segunda-feira (12)
participe

Evento, do qual o IFSul é um dos realizadores, contará com a participação de representantes de 13 países da América Latina

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h20
  • Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h20

A quinta edição do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (Fifap) começa na segunda-feira (12). A programação, que se estende até terça, conta com uma série de atrações artísticas, entre oficinas, atividades nas escolas, desfiles de rua e espetáculos para o público em geral.

Com a participação de representantes de 13 países da América Latina, o Festival, do qual o IFSul é um dos realizadores, tem como objetivo promover o intercâmbio entre diferentes culturas por meio de oficinas, mostras e espetáculos de dança folclórica e artes populares. Além disso, o Fifap busca descentralizar as atividades culturais, levando as danças para as praças, largos, escolas e espaços na periferia da cidade.

Participe - Para acompanhar a programação, não é necessária inscrição prévia, bastando comparecer no local do espetáculos com 30 minutos de antecedência. Para mais informações, acesse as redes sociais do evento (@fifap.pelotas no Instagram e @fifappelotas no Facebook) ou entre em contato pelo e-mail fifap.pelotas@gmail.com.

Saiba mais

O evento é uma ação de extensão registrada do IFSul. Realizado em parceria com a UFPel, o festival conta ainda com o apoio da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras e da Prefeitura Municipal de Pelotas. Internacional, o festival contará com a participação de 13 países: México, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Argentina, Paraguai e Brasil.

De acordo com a organização do evento, embora o festival ocorra com periodicidade bianual, a iniciativa se configura como uma ação abrangente e permanente ao longo de todo o ano, com a realização de oficinas de dança e música, por exemplo, nas escolas públicas contempladas por atividades do projeto. Essas ações são ministradas e coordenadas pelo Núcleo de Folclore da UFPel (Nufolk) - culminando na realização anual da Semana do Folclore -, pelo projeto Oficinas de Danças Folclóricas para a Comunidade, e pela Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.

Confira a programação:

Segunda-feira | 12 de setembro

14h às 17h – Atividades nas Escolas Municipais (15 escolas)

20h – Espetáculo no auditório do Centro de Artes da UFPel (público está convidado a doar alimentos não perecíveis)

Terça-feira | 13 de setembro

14h às 17h – Desfile de rua no Centro Histórico e apresentação no Mercado Público

20h – Espetáculo no auditório câmpus Pelotas do IFSul (público está convidado a doar alimentos não perecíveis)