Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Prevenção e tratamento: a importância do Outubro Rosa

Prevenção e tratamento: a importância do Outubro Rosa

O Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor (Nass) chama a atenção para a relevância deste mês dedicado ao combate do câncer de mama e apresenta informações relacionadas à doença

• Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2022, 13h54
  • Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2022, 13h54

"O Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90 e mundialmente conhecido como o mês de ações de prevenção, diagnóstico precoce e possibilidade de tratamento do câncer de mama que contribuem para a redução da mortalidade pela doença. Nesta época, diversos monumentos, pontos turísticos e prédios, no Brasil e no mundo, são decorados a favor da campanha Outubro Rosa. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção da doença mais incidente na população feminina.

O laço rosa representa um alerta sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, utilizado pela primeira vez pela Fundação do Câncer de Mama Susan G. Komen for the Cure, em Nova York (EUA), em 1990, com objetivo de arrecadar fundos para uma pesquisa da instituição na primeira Corrida pela Cura. Todos os participantes do evento da fundação usaram laço rosa na altura do peito. O adereço e a cor viraram símbolos mundiais da luta contra o câncer de mama e, principalmente, no mês de outubro, é utilizado por cidadãos, órgãos, institutos e empresas que apoiam a campanha.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca), jovens apresentam menores taxas de incidência de câncer de mama, aumentando muito entre mulheres com mais de 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, mas com percentual estimado de 1% de todos os casos da doença. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres brasileiras.

Os sintomas mais fáceis de serem percebidos pela mulher são caroços no seio, doloridos ou não. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Mas é importante lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência e, mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, mas não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde, médico ou enfermeiro treinado.

Atenção: se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais.

A prevenção inclui a adoção de um modo de vida saudável, a detecção precoce e tratamento de doenças pré-malignas.

Ações para reduzir os riscos:

- Evitar tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas;

- Alimentação saudável;

- Manter peso corporal adequado;

- Praticar atividades físicas;

- Amamentar;

- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;

- Realizar mamografia periodicamente, conforme indicação médica.

No Brasil para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a)."

Nalba Mirenda | Enfermeira do Núcleo de Apoio à Saúde do Servidor (Nass) do IFSul

Referências:

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2020: incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019a.