Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Galeria Cultural do IFSul recebe a exposição “Preto, toda cor”
arte

Galeria Cultural do IFSul recebe a exposição “Preto, toda cor”

A exibição contará com 20 trabalhos do artista pelotense Jonas Fernando. Abertura da exposição será na quinta-feira, 17 de novembro, na Reitoria do instituto

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Criado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 10h44

A Galeria Cultural do IFSul vai receber, a partir desta semana, a exposição “Preto, toda cor”, do artista pelotense Jonas Fernando Martins Santos. A abertura da exposição será na quinta-feira (17), às 11h, na Reitoria do instituto (Gonçalves Chaves, 3218 - Pelotas).

A exibição, alusiva à Semana da Consciência Negra, terá 20 trabalhos produzidos pelo artista ao longo dos últimos 15 anos. As obras contam com pintura, desenho, colagens e procedimentos diversos.

A organização e a curadoria da exposição são da Coordenadoria de Cultura e Eventos da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) do IFSul.

A exposição

Apresentando uma produção com variados estilos e materiais, o artista explora um território familiar a si próprio, o tema da cultura negra, território em que atua, crítica e politicamente. Para isso, Jonas expõe máscaras e também evidencia os rostos e as etnias por baixo da pintura, humaniza deuses africanos, tornando-os mais parecidos conosco, permitindo também uma leitura mais objetiva e direta por parte do espectador.

O pensamento central da exposição, de acordo com o autor da obra, sempre foi o de abordar a cor preta relacionando-a à pessoa negra, já que, destaca o artista, “temos uma ideia do preto e do negro que remetem a séculos de racismo e construção ocidental equivocada que precisam com urgência de novas abordagens e ressignificações”. Nesse sentido, a exposição “lança um olhar de contemplação a este equívoco histórico e sorri para novos e oxigenados pensares artísticos”.

Sobre o artista

Jonas Fernando Martins Santos é pelotense e trabalha com arte há 33 anos. O artista, que pesquisa suas origens familiares e locais, tenta retratar não só o tempo em que vive, como também as eras passadas, o que acabou levando-o a produzir histórias em quadrinhos sobre seu pai e sua família.

O artista desenvolve trabalhos voltados à arte, à cultura, à filosofia e à educação em parceria com instituições municipais, estaduais e federais, com diferentes parceiros e agentes políticos, sempre com enfoque na história negra.

Há quase vinte anos, Jonas criou um selo chamado Habitu’s Noturnus, através do qual publica seus fanzines, histórias em quadrinhos e produtos comerciais. Já produziu 15 fanzines de sua autoria, assinando roteiro, desenho e arte final. Em 2015, lançou em formato magazine a história em quadrinho “Espírito Livre dias rubros” e, atualmente, se dedica à sequência da história chamada “Espírito Livre Dias Rubros, Pelotas destruída”, com recursos financeiros do Pró-Cultura de Pelotas.