Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul aplica pesquisa e realiza palestras sobre Bullying e cyberbullying

IFSul aplica pesquisa e realiza palestras sobre Bullying e cyberbullying

A atividade denominada Viva Feliz: bullying não! Foi desenvolvida nos dias 11 e 12 de abril nas dependências do câmpus Pelotas

• Escrito por Paulo Cunha | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 16h13
  • Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 17h29

O câmpus Pelotas foi o 12º câmpus do IFSul a participar da ação Viva Feliz: bullying não! A atividade ocorreu no auditório Enilda Feistauer nos dias 11 e 12 de abril. Na oportunidade, foram realizadas palestras e aplicada uma pesquisa sobre Bullying e cyberbullying. A atividade está vinculada à política de prevenção e enfrentamento a assédios e violências do IFSul, promovida pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei) vinculado a Pró-reitoria de Ensino (Proen).

A ação teve por objetivo construir um ambiente de cultura de paz na comunidade escolar, e contou com palestras, que foram assistidas por aproximadamente 1300 estudantes dos cursos técnicos integrados.

Pesquisa - Na oportunidade, com autorização escrita dos pais e responsáveis, os estudantes menores de 18 anos, foram convidados a participar da pesquisa referente ao tema. A pesquisa intitulada “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos”, que conta com a participação voluntária de mais de dois mil estudantes de várias escolas do Brasil, é desenvolvida no IFSul em parceria com o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

No câmpus Pelotas, cerca de 453 estudantes responderam ao formulário, nestes dois dias de atividades. Com essas respostas, o grupo pesquisador do IFSul terá subsídios para fazer um diagnóstico e levantamento para propiciar ações efetivas de combate ao bullyng e à violência nas escolas. A aplicação da pesquisa terá continuidade no dia 18 de abril, com a participação dos alunos dos cursos técnicos integrados do período noturno. E, em breve, será agendada a data para realização da atividade com os cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Esta é a primeira fase da pesquisa, que seguirá no câmpus com a construção de ações específicas com base no levantamento realizado. Com atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem ações afirmativas de inclusão, permanência e êxito de estudantes do IFSul.

Palestra – Além de participar da pesquisa, os estudantes assistiram a palestra Viva Feliz: bullying não! Com a professora Raquel Martins Fernandes sobre Bullying, Cyberbullying e Direitos Humanos, com o intuito de conhecimento, consciência e o alerta de como proceder quanto aos casos de violência escolar.

Atividades e projetos do Programa IFSul Inclusivo – A Chefe do Departamento de Educação Inclusiva (DEPEI) do IFSul, Rosane Bom, apresentou as atividades e projetos desenvolvidos pelo Depei no âmbito das ações inclusivas e das ações afirmativas que vem sendo desenvolvidas nos últimos anos. Com destaque para as cartilhas informativas a partir de temáticas dos núcleos (NAPNE, NEABI e NUGEDS). O lançamento oficial das ações do programa acontecerá no dia 05 de maio na Reitoria do IFSul.

Devolutiva prévia dos resultados - Após as palestras, os estudantes puderam ter uma prévia dos dados coletados, em tempo real, de modo quantitativo no final do evento, propiciando debates e perspectivas de ações.

Saiba mais - O IFSul atualmente desenvolve ações que irão compor um Programa Institucional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, que está em fase de construção com a participação de toda comunidade escolar, coordenada pela equipe do DEPEI conjuntamente com a equipe de pesquisadores de todos os câmpus do IFSul e os GTs (NAPNE, NEABI e NUGEDS).

Assunto(s): ciberbullyng , bullyng , pesquisa